UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Março de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: ALDECI DOS SANTOS
19/12/2016 08:11

DISCENTE: ALDECI DOS SANTOS
DATA: 21/12/2016
LOCAL: Sala de reunião do PPGECIMA
TÍTULO: PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE ALUNOS SOBRE O ECOSSISTEMA MANGUEZAL
PALAVRAS-CHAVES: Percepção Ambiental, Mapas Mentais, Ensino de Ciências, Manguezal
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem

Para que haja mudança dos seres humanos em relação ao meio natural, faz-se necessário buscar alternativas que contemplem tal mudança, objetivando fazer um resgate das relações de afetividade do homem com a natureza, Tais relações de pertencimento são importantes para que o ser humano sinta-se como parte integrante da natureza, Nesse sentido, o estudo da percepção ambiental é de suma importância para que possamos compreender as inter-relações existentes entre o homem e o meio ambiente como também aprender a protegê-lo e cuidá-lo da melhor forma. A percepção ambiental é, segundo Frattolillo et al. (2004), o instrumento de ação e a escola, o agente básico e legítimo nesse processo de construção do elo entre o aluno e seu ambiente de vida. Diante do exposto, o presente trabalho objetivou contribuir para a preservação ambiental dos manguezais através da Percepção Ambiental dos alunos do 6º ano de uma escola pública no municipio de Barra dos Coqueiros/SE. Para seu desenvolvimento, optou-se pela abordagem metodológica qualitativa, já o delineamento metodológico da pesquisa foi dividido em três momentos: 1) diagnóstico sobre as concepções prévias dos alunos através de questionários e mapas mentais; 2) Realização de uma intervenção didática sobre abordagens do manguezal do município; 3) comparativo dos mapas mentais antes e depois da intervenção educativa, afim de verificar se houve mudanças na percepção dos alunos. Nesse sentido, espera-se que o presente trabalho possa contribuir no intuito de realizar, junto aos alunos, um processo de sensibilização quanto aos aspectos atitudinais, afim de que haja a melhoria do ambiente ao seu redor, sempre considerando o contexto discente, favorecendo e estimulando as relações mais estreitas destes com o manguezal.

Presidente - 3134383 - CARLOS ALBERTO DE VASCONCELOS
Interno - 2926781 - YZILA LIZIANE FARIAS MAIA DE ARAUJO