UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 25 de Setembro de 2021


Notícias

Banca de DEFESA: WELLINGHTON SANTOS
18/12/2016 05:28


Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WELLINGHTON SANTOS
DATA: 22/12/2016
HORA: 15:00
LOCAL: Miniauditório do Campus de Itabaiana
TÍTULO: LEITURA DOS CONTOS DE FADAS: DO ESCRITO AO AUDIOVISUAL
PALAVRAS-CHAVES: Multiletramento; contos de fadas; linguagem audiovisual; morfologia de Propp.
PÁGINAS: 86
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Literatura Brasileira
RESUMO:

Este TCF apresenta uma proposta de leitura dos contos de fadas a partir de um jogo com composto por algumas das etapas da morfologia de Prop. Nosso objetivo é desenvolver o gosto pela leitura e a busca do prazer da identificação de algumas fases de um conto de fadas em sua tradução para a linguagem audiovisual. Esta pesquisa foi impulsionada pela observação da realidade do ensino de literatura no ensino fundamental, em que se percebe a deficiência no que diz respeito a estratégias de leitura literária e de multiletramento nas aulas de língua portuguesa. Metodologicamente, exploramos alguns conceitos propostos pelos estudos de Vladimir Propp acerca do conto tradicional; quanto à questão da leitura literária, aplicamos alguns aspectos dos métodos recepcional e semiológico, propostos por Bordini & Aguiar (1988). A partir da fusão dessas duas perspectivas, propomos uma prática de leitura comparativa e contos maravilhosos tradicionais em relação a releitura dos mesmos em adaptações audiovisuais (cinema). Para tanto, fazemos uso de outras contribuições teóricas de fundamentação, com destaque para: Campos (2003), Colomer (2007), Cruz (2012), Estés (2005), Rojo & Moura (2012), Silva (2006, 2009), Zilberman (1982). Esta proposta de intervenção resulta num caderno pedagógico, com oficinas de leitura literária multimodal, que culminam na produção de releituras de contos de fadas. A partir da análise dos resultados desta pesquisa e coleta de dados, apresentamos um método de leitura literária que possibilite a qualquer professor utilizá-lo em suas aulas, pondo a multissemiose do mundo contemporâneo e o corpus narrativo dos contos maravilhosos a serviço da formação de leitores e produtores de textos literários.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 95283 - CARLOS MAGNO SANTOS GOMES
Interno - 1543268 - CHRISTINA BIELINSKI RAMALHO
Externo ao Programa - 2046405 - ALFRANCIO FERREIRA DIAS
Externo à Instituição - GISLENE MARIA BARRAL LIMA FELIPE DA SILVA

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2021 - UFRN v3.5.16 -r16104-201f40f5e2