Banca de DEFESA: ROSANA SANTOS DE SOUZA
10/12/2016 19:05
Este trabalho analisa as estratégias argumentativas e multimodais localizadas em anúncios publicitários, visando a contribuir para o desenvolvimento da compreensão dos artifícios persuasivos utilizados na construção desse gênero e para a assunção de posicionamentos críticos por estudantes de educação básica. Para tanto, os discursos dos anúncios da Coca-Cola, da Cacau Show e de outras marcas foram tomados como objeto de análise crítica para que fosse possível identificar as estratégias de manipulação, que difundem ideias e convicções, ditam padrões e regras de comportamento aos sujeitos sociais (leitor/consumidor), que são seduzidos cotidianamente. A metodologia aplicada foi a pesquisa-ação, com base em Tripp (2005) e Engel (2000), e foram utilizados diferentes instrumentos para a coleta, descrição e análise de informações fornecidas pelos estudantes matriculados no 9º ano de uma escola de ensino fundamental. Para a definição dos critérios de análise desta pesquisa, tomou-se como referência os seguintes conceitos: letramento crítico, fundamentado em Freire (1996); a argumentação, segundo Perelman e Olbrechts-Tyteca (2005), Reboul (1998) e Meyer (2007); o conceito de gênero textual como ação social, sociorretórica e sócio-discursiva de Bazerman (2005, 2007, 2011, 2015) e a concepção de multimodalidade, segundo Kress e Van Leeuwen. Como esta proposta indica o uso de um objeto de aprendizagem (OA) como alternativa para um trabalho sistemático junto aos jovens em torno desses conhecimentos, Araújo (2013) e outros forneceram orientações para a criação de um quiz digital e Lerner (2002) fundamentou a sequência didática que possibilitou a observação da pertinência dos conteúdos selecionados para o OA, bem como a avaliação do impacto das práticas pedagógicas na aprendizagem dos estudantes. Os resultados desta pesquisa mostraram que experiências apoiadas em estudos acadêmicos, interativas e dinâmicas, organizadas por docentes que estão em sala de aula, promovem compreensão mais ampla acerca dos processos multissemióticos implicados em materiais marcados pela inter-relação entre linguagens. Além disso, houve ampliação do letramento crítico de todos os envolvidos a partir do trabalho de leitura e de análise do discurso persuasivo e semiótico no gênero anúncio publicitário, em diferentes suportes, contribuindo, consequentemente, para o desenvolvimento da capacidade leitora para a formação social.
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19130-f2d2efc73e