UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Março de 2024

A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente


Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: MÔNICA PORTO APENBURG TRINDADE
12/12/2016 08:13


Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MÔNICA PORTO APENBURG TRINDADE
DATA: 13/12/2016
HORA: 14:30
LOCAL: Sala de aula de Sociologia - Didática II, piso superior.
TÍTULO: O ESTADO NOVO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA NAS COLEÇÕES DO PNLD 2015
PALAVRAS-CHAVES: Educação. Estado Novo. Livro Didático. PNLD.
PÁGINAS: 60
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

A proposta deste trabalho consiste em analisar as abordagens conferidas ao Estado Novo em algumas obras historiográficas entre os anos 1980 e início do século XXI, bem como perceber como essa fase foi descrita nos livros didáticos brasileiros de História do Ensino Médio, a partir das coleções mais distribuídas do Programa Nacional dos Livros Didáticos (PNLD) 2015, período em que correram inovações significativas quanto às perspectivas voltadas para os estudos sobre esse tema. Foram analisadas as coleções, História, Sociedade & Cidadania (Editora FTD, 2013), do autor Alfredo Boulos Júnior; História Global Brasil e Geral (Editora Saraiva 2ª edição, 2013), de Gilberto Cotrim; História: das Cavernas ao Terceiro Milênio (Editora Moderna 3ª edição-2013), de Patrícia Ramos Braick e Myriam Becho Mota, devido a sua ampla aceitação pelas escolas públicas brasileiras. Desse modo, verificamos como a historiografia brasileira examinou o Estado Novo na segunda metade do século XX e nas primeiras décadas do século XXI, na tentativa de compreender tais transformações e suas implicações no avanço das pesquisas concernentes à ampliação do campo de possibilidades sobre essa fase. Além disso, procuramos apresentar o que vem a ser o PNLD e sua relevância para a educação no Brasil, como também, exibimos, ainda de maneira sintética, como as coleções desse Programa, em 2015, foram estruturadas, apontando algumas observações iniciais a respeito de seus conteúdos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2332689 - DILTON CANDIDO SANTOS MAYNARD
Interno - 1181181 - JOAQUIM TAVARES DA CONCEICAO
Interno - 8426714 - ITAMAR FREITAS DE OLIVEIRA
Externo ao Programa - 2872833 - LUCAS MIRANDA PINHEIRO
Externo ao Programa - 2707438 - ANDREZA SANTOS CRUZ MAYNARD

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19032-7126ccb4cf