Banca de QUALIFICAÇÃO: SANDRA SANTOS DE JESUS
08/12/2016 20:47
Essa pesquisa tem como objetivo geral identificar e analisar quais os processos de identificação são possibilitados aos estudantes da Escola Agrícola Ministra Leonor Barreto Franco no município de Cristinápolis -SE pelo currículo desenvolvido. O contexto da pesquisa situa-se no âmbito do Ensino Agrícola, em específico do curso Técnico Agrícola. A metodologia é desenvolvida numa abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso. O método que sustenta a orientação filosófica da pesquisa é o fenomenológico-hermenêutico, o que nos permitirá acolher e respeitar os significados atribuídos ao objeto investigado, pelos sujeitos do campo de pesquisa. Como procedimentos de pesquisa utilizamos de observações, aplicação de questionário e entrevista coletiva, além da análise de documentos escolares. Os resultados parciais da investigação nos mostram que a Escola Agrícola Municipal Ministra Leonor Barreto Franco, atuou como ginásio agrícola, e, pelo currículo evidenciado nos registros das aulas pelas disciplinas que compunham o currículo nos primeiros anos de funcionamento, observa-se que a prática do ensino era voltada para o desenvolvimento da produção agrícola com a preparação da mão-de-obra de estudantes residentes na zona rural do município. Atualmente o currículo se mostra direcionado à formação técnica e fica pouco evidente uma relação de identificação da proposta curricular com o campo como lugar de produção da vida.
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