UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 19 de Abril de 2024

A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente


Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA JOSE GUIMARAES VIEIRA
07/12/2016 20:38


Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA JOSE GUIMARAES VIEIRA
DATA: 19/12/2016
HORA: 14:00
LOCAL: SALA DE ESTUDO DO PPGECIMA
TÍTULO: A CONSTRUÇÃO DA IDEIA SOBRE CORPO PARA OS ALUNOS INDÍGENAS DO OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
PALAVRAS-CHAVES: Corpo. Corporeidade, Interculturalidade. Ensino de Ciências. Educação Escolar Indígena
PÁGINAS: 70
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

O corpo tem sido objeto de investigação por diversas áreas do conhecimento, baseando-se em distintas terminologias. Tais investigações vêm considerando a diversidade de abordagens e matrizes científicas que versam sobre as ações concretas humanas, manifestas de modo expressivo em sua corporeidade. Se o fundamento da existência está nas interações corpóreas entre os seres humanos, faz-se mister compreender as origens das percepções sobre o corpo do indivíduo e do outro enquanto alteridade, membro de uma sociedade que se sustenta no espaço entre os homens, justificando-se, portanto esse estudo que tem por objetivo analisar como são construídas as ideias sobre corpo por parte de um grupo de alunos e alunas do 8º ano do Ensino Fundamental da única escola indígena sergipana. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, utilizando-se da pesquisa documental e o estudo de caso. As coletas de dados foram realizadas por meio da entrevista semiestruturada, do questionário e da evocação livre por meio de desenho e palavras. Para análise dos dados obtidos será utilizada a análise de conteúdo na perspectiva de Bardin. Na busca por compreender o contexto, utilizou-se como aporte teórico Hall; Le Breton; Geertz; Fleuri e Grando. Os resultados preliminares apontam que no currículo escolar o conteúdo ‘corpo’ é fragmentado e esta análise introdutória permitiu construir os primeiros elos, a partir da evocação livre dos desenhos e das palavras que mostram a relação que os adolescentes indígenas, sujeitos desse estudo estabelecem com o corpo e com a sua corporeidade.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1039338 - ADJANE DA COSTA TOURINHO E SILVA
Presidente - 1212624 - EDINÉIA TAVARES LOPES
Externo à Instituição - VILMA APARECIDA DE PINTO

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19110-7eaa891a10