Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA JOSE GUIMARAES VIEIRA
07/12/2016 20:38
O corpo tem sido objeto de investigação por diversas áreas do conhecimento, baseando-se em distintas terminologias. Tais investigações vêm considerando a diversidade de abordagens e matrizes científicas que versam sobre as ações concretas humanas, manifestas de modo expressivo em sua corporeidade. Se o fundamento da existência está nas interações corpóreas entre os seres humanos, faz-se mister compreender as origens das percepções sobre o corpo do indivíduo e do outro enquanto alteridade, membro de uma sociedade que se sustenta no espaço entre os homens, justificando-se, portanto esse estudo que tem por objetivo analisar como são construídas as ideias sobre corpo por parte de um grupo de alunos e alunas do 8º ano do Ensino Fundamental da única escola indígena sergipana. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, utilizando-se da pesquisa documental e o estudo de caso. As coletas de dados foram realizadas por meio da entrevista semiestruturada, do questionário e da evocação livre por meio de desenho e palavras. Para análise dos dados obtidos será utilizada a análise de conteúdo na perspectiva de Bardin. Na busca por compreender o contexto, utilizou-se como aporte teórico Hall; Le Breton; Geertz; Fleuri e Grando. Os resultados preliminares apontam que no currículo escolar o conteúdo ‘corpo’ é fragmentado e esta análise introdutória permitiu construir os primeiros elos, a partir da evocação livre dos desenhos e das palavras que mostram a relação que os adolescentes indígenas, sujeitos desse estudo estabelecem com o corpo e com a sua corporeidade.
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