Banca de QUALIFICAÇÃO: JUSSARA DOS SANTOS MATOS
05/12/2016 10:44
O presente trabalho tem por objetivo promover a construção de pontos de vista (PDV) por estudantes do 9º ano do ensino fundamental, matriculados em uma escola pública de Sergipe, a partir de temas relacionados a acontecimentos sociais. Por ser considerada uma categoria que se situa no centro do dialogismo (RABATEL, 2005), o PDV evidencia cruzamento de perspectivas, por isso pode ser considerado a manifestação de uma responsabilidade enunciativa que possui dimensão argumentativa e está ligada a propósitos comunicativos. Quando compreendido como um conceito linguístico, o PDV possibilita a expressão da subjetividade de um sujeito, por meio de posicionamentos explícitos em textos, o que requer atentar para as escolhas lexicais, para a estruturação de sentenças, por meio de articuladores linguístico-argumentativos, para a composição de parágrafos, bem como para os mecanismos de progressão de ideias que colabora com a coerência. Quando tomado na perspectiva enunciativa, o PDV pode ser embrionário (ligado ao pensamento), representado (associado às percepções) e afirmado (em falas ou discursos) etc., conforme Rabatel (2001 e 2008). Em nossa proposta pedagógica, os estudantes terão a oportunidade de apresentar pensamentos e juízos de valor de maneira explícita, mas ainda estão sendo selecionadas as estratégias mais adequadas para isso acontecer de maneira significativa para todos os envolvidos, pois esperamos possibilitar a produção de discursos, marcados por intenções pragmáticas.
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