Banca de QUALIFICAÇÃO: GLEICE RAYANE MACEDO SILVA
05/12/2016 10:44
Este trabalho apresenta uma proposta de intervenção em uma turma do oitavo ano do Ensino Fundamental da Rede Estadual de Ensino de Sergipe, desenvolvida no Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS da Universidade Federal de Sergipe, a partir do qual se reflete acerca da produção escrita no contexto escolar. Tem-se por objetivo ampliar a capacidade de produção escrita dos alunos a partir da retextualização de um conto e exploração de estratégias metacognitivas para o planejamento da escrita, além de desenvolver a competência no uso dos discursos direto e indireto. Justifica-se pela exigência social por produtores de texto cada vez mais competentes, pois através da leitura e escrita o sujeito desenvolve a capacidade de adequar sua produção aos mais diversos contextos. Deste modo, utilizamos os conceitos sobre retextualização presentes em Marcuschi (2007), gêneros textuais em Bakhtin (1997), dentre outros, para discorrer sobre as teorias que fundamentam esse trabalho. Uma vez que o programa PROFLETRAS prevê a criação de um produto passível de ser replicado, propomos uma intervenção através do produto sequência didática, com a intenção de que ele dê suporte a outros professores para o desenvolvimento das competências e habilidades de seus alunos.
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