UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Setembro de 2021


Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: FLAVIANA GONÇALVES DA SILVA
23/11/2016 16:54


Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FLAVIANA GONÇALVES DA SILVA
DATA: 06/12/2016
HORA: 14:00
LOCAL: SALA 2 - PPGAGRI
TÍTULO: Flutuação populacional, diversidade de plantas hospedeiras e detecção de fitoplasmas em cixiídeos (Hemiptera: Auchenorrhyncha) associados à cultura do coqueiro.
PALAVRAS-CHAVES: Cocos nucifera, Amarelecimento letal, Cixiidae, Haplaxius crudus
PÁGINAS: 24
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia
RESUMO:

O Haplaxius crudus (Auchenorrhyncha: Cixiidae) é o principal inseto vetor de fitoplasmas que causa a doença amarelecimento letal do coqueiro. Essa doença é uma grave ameaça para a cultura em vários países no mundo, apresentando risco iminente de entrada no Brasil. O objetivo dessa proposta é avaliar a flutuação populacional, a diversidade de plantas hospedeiras e detecção de fitoplasmas em cixiídeos associados à cultura do coqueiro. O monitoramento da flutuação populacional de cixiídeos será realizado em vinte e quatro acessos de coqueiros-anões, gigantes e híbridos durante um ano de coletas mensais no Campo Experimental de Itaporanga D’Ajuda, através do uso de armadilhas adesivas amarelas. A análise da diversidade de plantas hospedeiras de cixiídeos ocorrerá no mesmo período do monitoramento, sendo realizada por meio do método do quadrado, lançado na vegetação rasteira existente nos acessos de coqueiro. A identificação molecular de cixiídeos será feita através das PCRs dos genes COI e 18Sr DNA, enquanto a detecção de fitoplasmas ocorrerá por meio da análise do gene 16Sr RNA, com primers universais (P1 e P7) e específicos (LY16S e LY16SR) do grupo 16SrIV (A-D). Em seguida as reações de amplificação dos genes COI, 18S rDNA dos cixiídeos e 16Sr RNA dos fitoplasmas serão sequenciadas, comparadas com sequências conhecidas por meio do Blast e analisadas filogeneticamente através do MEGA 5.2. Os dados da flutuação populacional de cixiídeos e a relação da quantidade de ninfas com espécies de plantas hospedeiras serão analisados por meio do software S-Plus (2000). Os resultados obtidos nessa pesquisa propiciarão informações técnico-científicas a respeito do comportamento populacional das espécies de cixiídeos existentes nos diferentes acessos de coqueiros, do Campo Experimental de Itaporanga D’Ajuda em Sergipe, bem como informar as espécies de plantas hospedeiras as quais os cixiídeos têm preferência. Além da obtenção da identificação e relação filogenética das espécies de cixiídeos e linhagens de fitoplasmas detectados, indicando quais espécies dessas cigarrinhas podem ser potenciais vetoras, a fim de contribuir com o contingenciamento, caso o amarelecimento letal do coqueiro, chegue ao Brasil.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1352277 - GENESIO TAMARA RIBEIRO
Externo à Instituição - MARCELO DA COSTA MENDONCA
Presidente - 579.662.146-72 - MARCELO FERREIRA FERNANDES
Interno - 2208516 - ROBERTA PEREIRA MIRANDA FERNANDES

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2021 - UFRN v3.5.16 -r16104-201f40f5e2