UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 20 de Abril de 2024

Banca de DEFESA: SÍLVIA SOUZA SANTOS
22/11/2016 06:20

DISCENTE: SÍLVIA SOUZA SANTOS
DATA: 14/12/2016
LOCAL: Auditório do Polo de Gestão
TÍTULO: Entre crônicas: desenvolvendo a compreensão leitora
PALAVRAS-CHAVES: Leitura. Crônicas. Compreensão Leitora. Inferências. Letramento Literário.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa

Tanto a aquisição da leitura quanto o desenvolvimento da compreensão são fundamentais para agirmos com autonomia nas sociedades letradas. Sendo assim, se pretendemos contribuir para a formação dos estudantes, torna-se necessário o desenvolvimento e a ampliação dessas competências. Este relatório de pesquisa tem por objetivo apresentar uma proposta de intervenção didática para a leitura do texto literário cujo produto é um Caderno Pedagógico. A pesquisa é uma tentativa de viabilizar a leitura interativa e a construção de inferências a fim de que os estudantes desenvolvam habilidades de leitura e ampliem sua compreensão. Ele contém a fonte de pesquisa que fundamenta a proposta didática, uma síntese do procedimento Sequência Didática, as ações que concretizaram as estratégias propostas, as considerações finais e as referências utilizadas. O objetivo é promover o desenvolvimento e o aprimoramento da compreensão textual dos estudantes a partir da leitura do texto literário, uma vez que a literatura contribui para o amadurecimento de cada um, ao nos ajudar a dizer o mundo e a nos dizer a nós mesmos (COSSON, 2006). Tais estratégias justificam-se pelo fato de o contexto educacional contemporâneo exigir a formação de leitores proficientes que não se limitem à superfície textual na construção dos sentidos do texto, mas construam sentidos e mobilizem um conjunto de saberes, em diferentes situações de comunicação linguística. Esta proposta tem base teórica os estudos de COSSON (2006), DELL’ISOLA (1988), KLEIMAN (2000a; 2000b), KOCH & ELIAS (2006), LEFFA (1996), MARCUSCHI (2008), SOLÉ (1998), entre outros. A intervenção ocorreu em uma turma de sétimo ano do ensino fundamental e o resultado evidenciou que oportunizar situações em que os estudantes participem ativamente da construção de sentidos do texto, utilizem seus conhecimentos e as suas experiências para formular hipóteses, reflitam sobre a forma e conteúdo dos textos a fim de justificarem seus próprios pontos de vista, construam inferências necessárias à compreensão textual é algo construtivo. Inicialmente, os aspectos teóricos que fundamentam a proposta são explicitados; em seguida, a proposição da pesquisa e a maneira como a execução da sequência básica foi mediada é apresentada e, por fim, o resultado da investigação é analisado. No Caderno Leitura, interação, compreensão! consta orientações acerca de como desenvolver a proposta.

Presidente - 6426204 - DENISE PORTO CARDOSO
Interno - 1281971 - ALBERTO ROIPHE BRUNO
Externo à Instituição - GLÍCIA MARILI AZEVEDO DE MEDEIROS TINOCO

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19110-7eaa891a10