Banca de DEFESA: FRANCIS JACQUELINE DE MELO ROCHA
22/11/2016 06:12
O presente trabalho investiga as dificuldades de escrita, especificamente a ortografia da consoante /S/ em posição intervocálica no português. Essa dificuldade tem se refletido em avaliações escolares e no desempenho profissional de muitos jovens que se submetem a provas de língua portuguesa para a admissão em empregos. Essas provas apresentam questões envolvendo ortografia e produção textual como etapas do processo seletivo. Ao errar a grafia da consoante /S/ pode-se também modificar o sentido do que se quer dizer como em coser/cozer, vaso/vazo. Por isso, faz-se necessário desenvolver atividades envolvendo transcrições ortográficas e produção textual, abordando também homônimos a fim de o aluno reconhecer a forma ortográfica e diferenciá-la da forma fônica. Diante dessa realidade, produzimos um Módulo Didático com o objetivo de contribuir para que esses erros ortográficos, relacionados à consoante /S/ intervocálica sejam reduzidos, pois esses erros são também motivo de discriminação e fonte de censura para esses alunos candidatos a vagas de emprego. O nosso Módulo Didático é resultado da aplicação de atividades que promovem a escrita de vocábulos favorecedores desses desvios ortográficos a fim de contribuir para o domínio da ortografia. O Módulo Didático apresenta a introdução, com fundamentação teórica, explicitando conceitos sobre a ortografia. As atividades desenvolvidas foram: atividades com estímulos ortográficos, atividade diagnóstica, relato pessoal, cruzadinha, atividade diagnóstica homônimos, todas com a finalidade de dirimir dúvidas relacionadas aos desvios ortográficos. Encerramos o nosso Módulo Didático com as considerações finais, com reflexões e comentários acerca do assunto, das atividades propostas e com as indicações de leituras de materiais que fundamentaram nosso estudo. O nosso Módulo Didático foi desenvolvido durante quatro aulas em duas escolas da rede pública estadual em turmas do 9º ano do turno noturno do Colégio Estadual 24 de Outubro e no turno matutino do Colégio Estadual Dom Luciano José Cabral Duarte, as duas escolas estão localizadas em Aracaju-SE. Nosso referencial teórico teve como base os estudos de Scliar-Cabral (2003), Dehaene (2012), Bortoni-Ricardo (2005, 2013), Moraes (2006, 2007), Mollica (1998, 2003), Antunes (2003, 2007, 2009), Travaglia (2011), etc. As atividades que fazem parte do nosso Módulo Didático tiveram como base e modelo os testes aplicados por algumas empresas privadas para a seleção de candidatos a vagas de emprego. Destacamos a necessidade de um olhar mais profundo sobre a ortografia a fim de que possamos contribuir para o aprimoramento de habilidades de escrita do aluno que se reflete na prática profissional como em processos de seleção de emprego.
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