UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 19 de Abril de 2024

Banca de DEFESA: JOSIVAL ALVES DE BRITO
22/11/2016 06:08

DISCENTE: JOSIVAL ALVES DE BRITO
DATA: 06/12/2016
LOCAL: Auditório do Polo de Gestão
TÍTULO: Impactos dos recursos multimodais na compreensão dos gêneros textuais
PALAVRAS-CHAVES: Multimodalidade. História em quadrinhos. Compreensão leitora. Objeto de aprendizagem.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa

As dificuldades de compreensão de textos dos estudantes do 6º ano do ensino fundamental da escola estadual VSM, confirmadas pelo Ideb dessa unidade de ensino e pelas experiências do próprio pesquisador, motivaram a realização de uma pesquisa-ação. Este trabalho tem como objetivo principal apresentar os resultados da pesquisa aplicada na escola mencionada, cujo propósito foi o de aprimorar a prática de leitura, partindo dos gêneros textuais multimodais presentes no livro didático adotado na escola e de objetos de aprendizagem definidos para o desenvolvimento da compreensão leitora. Os aportes teóricos selecionados visam a permitir estudar os gêneros textuais, a multimodalidade e a compreensão leitora de maneira integrada e também oferecer suporte metodológico para a organização de protocolos de leitura e das etapas da pesquisa-ação. Além de reunir propostas didáticas que possibilitaram a articulação entre elementos multimodais (estáticos ou dinâmicos) em prol do entendimento de dois gêneros textuais, história em quadrinhos e pintura, ao longo da pesquisa, foi elaborado um objeto de aprendizagem (OA) destinado à ampliação das capacidades dos estudantes. A opção por criar um novo material didático decorre da necessidade de propor alternativas para apoiar o trabalho de professores e estudantes da educação básica e da intenção de atender a um dos objetivos do Mestrado Profissional em rede (PROFLETRAS) que prevê a instrumentalização dos professores do ensino fundamental para a elaboração de material didático inovador, considerando o uso de recursos tecnológicos disponíveis na sociedade. As informações foram coletadas por meio da realização de quatro testes – o primeiro serviu de sondagem acerca das capacidades discentes, o segundo foi aplicado após o trabalho com gêneros encontrados no livro didático, o terceiro foi realizado com o OA do material de apoio ao professor, disponibilizado pela editora, e o quarto realizou-se após as atividades com o OA produzido na pesquisa – para verificar se o trabalho com a multimodalidade pode efetivamente contribuir para o avanço em relação aos níveis de compreensão leitora dos estudantes. Os resultados apontam que, a partir da elaboração de um conjunto de atividades sistematizadas, os estudantes obtiveram avanço na compreensão leitora, especialmente nas atividades que contemplaram os recursos multimodais. O produto final da pesquisa empreendida está organizado em um objeto de aprendizagem possível de ser replicado por outros professores de língua portuguesa e pretende contribuir com o aprimoramento do processo de compreensão leitora dos estudantes, tornando-os mais proficientes.

Presidente - 2026538 - ISABEL CRISTINA MICHELAN DE AZEVEDO
Interno - 6426204 - DENISE PORTO CARDOSO
Externo à Instituição - LUIZ FERNANDO GOMES

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19110-7eaa891a10