UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 18 de Junho de 2024

A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente


Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: IZABEL SILVA SOUZA D AMBROSIO
18/11/2016 10:53


Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: IZABEL SILVA SOUZA D AMBROSIO
DATA: 09/12/2016
HORA: 15:00
LOCAL: sala de aula PPGED
TÍTULO: HISTÓRIA EM QUADRINHOS DIGITAL COMO ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA EM INGLÊS
PALAVRAS-CHAVES: Escrita; História em Quadrinhos; HagáQuê; Língua Inglesa.
PÁGINAS: 85
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Esta pesquisa tem por objetivo compreender a efetividade da estratégia de ensino
através da formulação de História em Quadrinhos (HQ) com enfoque no processo da
produção escrita através da mídia digital HagáQuê na disciplina de inglês. Com o
intuito de dirimir dificuldades no processo de produção textual na Língua Inglesa (LI) a
investigação está focada na utilização das Tecnologias Digitais de Informação e
Comunicação (TDIC) como veículo facilitador do processo de ensino e aprendizagem.
Na contemporaneidade as TDIC ganharam campo principalmente no ensino de Língua
Estrangeira (LE) e os discentes nativos digitais utilizam as tecnologias digitais em suas
atividades diárias, sendo essa também de uso profícuo para as práticas pedagógicas.
Portanto, alinhar as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação ao ensino de
Língua Inglesa configura uma práxis que promove uma aprendizagem dinâmica e
flexível. Dentro dessa configuração de estudo, a investigação do processo de escrita dos
discentes dentro do alinhamento TDIC e LI com o desenvolvimento da HQ por meio do
software HagáQuê foi o campo de estudo dessa investigação, cujo experimento foi
aplicado no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe - CODAP/ UFS
com os discentes do 9º ano. Os discentes participantes da pesquisa vivenciaram a
dinâmica da produção textual com enfoque no processo de produção da escrita em
inglês, potencializando a mídia digital. A partir das experiências advindas da vivência
dos discentes dentro deste contexto, ocorreu a investigação. Para tal, a dissertação
iniciou com a discussão sobre a habilidade da escrita suportada pelas TDIC no ensino
de inglês e o processo de produção da escrita; em seguida foram exploradas questões
sobre o trabalho sociointeracionista que contribui para o processo de aprendizagem e a
HQ como gênero textual diante da práxis de ensino. Quanto à metodologia de estudo,
foi utilizada a Pesquisa Participante e foram aplicadas como técnica de pesquisa a
entrevista e questionário, para verificar se haverá uma ressignificação frente ao processo
de produção da escrita com a experiência através da estratégia de HQ em mídia digital.
Quanto aos resultados, a análise de dados será embasada na análise de conteúdos de
Bardin.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 279260 - HENRIQUE NOU SCHNEIDER
Interno - 1088492 - LUIZ EDUARDO MENESES DE OLIVEIRA
Externo ao Programa - 2583406 - PAULO ROBERTO BOA SORTE SILVA

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19279-bcba364a3c