UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 20 de Abril de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: RITA REGINA DOMINGOS DA CRUZ RODRIGUES
16/11/2016 13:46

DISCENTE: RITA REGINA DOMINGOS DA CRUZ RODRIGUES
DATA: 30/11/2016
LOCAL: Sala de Aulas do PROSS
TÍTULO: A REESTRUTURAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL NO INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL EM SERGIPE APÓS A CONTRARREFORMA DA PREVIDÊNCIA SOCIAL BRASILEIRA
PALAVRAS-CHAVES: Proteção Social, Previdência Social, Contrarreforma, Serviço Social.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Serviço Social

O estudo se propõe a investigar o Serviço Social na Previdência Social após sua reestruturação a partir das medidas que propuseram sua extinção institucional. Pretende-se analisar a política previdenciária, apresentando inicialmente aspectos sobre o sistema capitalista, direitos sociais, política social e como a implantação da política neoliberal no Brasil, mesmo que tardiamente, quando comparada aos países capitalistas centrais, interfere diretamente na previdência social brasileira, afetando sobremaneira os direitos dos trabalhadores, inclusive os servidores da própria instituição, e de sua família. A pesquisa inspira-se no materialismo histórico dialético, baseando-se em uma análise teórica crítica sobre a política previdenciária brasileira, fazendo breves contextualizações sobre sua origem e evolução até ser inserida como política integrante da Seguridade Social Brasileira e sofrer profundas reformas que alteraram a concepção de proteção social. Pretende-se ainda, refletir sobre a trajetória do Serviço Social na Previdência e os rebatimentos da contrarreforma do Estado brasileiro através das reformas previdenciárias ocorridas nas décadas de 1990 e 2000. Estas tiveram como consequência a flexibilização e a precarização das condições de trabalho, aliadas a redução do papel do Estado em relação às políticas sociais, prejudicando os direitos trabalhistas e previdenciários, bem como modificaram a estrutura institucional. Intenciona-se adotar uma postura crítica que pretende romper com a análise superficial e de superação da imediaticidade do real. Trata-se de uma pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa. Para a coleta de dados serão utilizadas fontes documentais primárias e secundárias, legislações e documentos oficiais bem como entrevista semi-estruturada com profissionais do Serviço Social pertencentes ao quadro do Instituto Nacional do Seguro Social em Sergipe, respeitando os aspectos éticos desse tipo de pesquisa.

Presidente - 8405036 - MARIA DA CONCEICAO VASCONCELOS GONCALVES
Interno - 1702454 - VERA NUBIA SANTOS
Interno - 426266 - MARIA HELENA SANTANA CRUZ
Interno - 2178185 - MARIA CECILIA TAVARES LEITE