Banca de DEFESA: ALAN MARCOS SILVA DE REZENDE
13/11/2016 20:58
Neste texto são apresentados resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi identificar indícios de apropriações de teorias de Edward Lee Thorndike para o ensino dos saberes elementares aritméticos em revistas pedagógicas que circularam no Brasil entre 1920 e 1960. Para tanto, foram examinados pesquisas já desenvolvidas e como fonte principal revistas pedagógicas que circularam à época do marco cronológico já citado. Como referencial teórico foram utilizadas obras de Thorndike, como: The Principles of Teaching Based on Psychology (1905), The Thorndike Arithmetics (1917), The new methods in Arithmetic (1921) e The Psychology of Arithmetic (1922). Após exame das fontes é possível afirmar que nas pesquisas vinculadas ao GHEMAT os autores utilizaram, principalmente, Santos (2006) como autoridade e a obra traduzida A Nova Metodologia da Aritmética para tratar de princípios defendidos por Thornd ike. Nas revistas pedagógicas foi possível constatar que as teorias de Thorndike começaram a circular no Brasil também a partir de referências como The Thorndike Arithmetics e The Psychology of Arithmetics, e que os autores dos artigos efetuaram interpretações e usos de aspectos para o ensino de saberes elementares aritméticos, em relação, principalmente, à resolução de problemas e aos testes, e que esses princípios estavam associados às orientações para professores à época. Assim, é possível afirmar que houve apropriação das teorias de Edward Lee Thorndike nas fontes examinadas.
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