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Notícias

Banca de DEFESA: MAIANE MOURA GOMES
10/11/2016 09:02


Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MAIANE MOURA GOMES
DATA: 15/12/2016
HORA: 16:30
LOCAL: NIPEC
TÍTULO: LEITURA LITERÁRIA DE SAUDADE DA VILA: LEI 10.639/03 EM SALA DE AULA
PALAVRAS-CHAVES: Escola. Questões etnicorraciais. Literatura infantojuvenil. Leitura literária. Literatura afro-brasileira.
PÁGINAS: 94
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO:

Esta dissertação denominada “Leitura literária de Saudade da vila: Lei 10.639/03 em sala de aula” apresenta uma proposta de trabalho para o Ensino Fundamental II, a partir da leitura literária de uma obra infanto-juvenil atenta às questões sociais. Para tanto, utilizamos os conceitos de leitura, leitura literária, letramento literário, leitor-modelo, método recepcional, sequência básica, literatura infanto-juvenil, literatura Afro-Brasileira, racismo na escola, personagem sob a perspectiva de Jouve (2002), Cosson (2010, 2011), Cruz (2012), Franco (2011), Eco (1986), Bordini e Aguiar (1988), Zilberman (2003, 2009), Filipouski (2012), Coelho (1991), Turchi (2006), Costa (2002), Silva (1995), Munanga (2005), Gomes (2016), Rodrigues (2011), Duarte (2008), Brait (1985), Candido (2007), Rosenfeld (2007), Cavalleiro (2007), entre outros; além dos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana e da Lei 10.639/03. Objetiva desenvolver uma proposta de leitura literária que aproxime a obra do leitor, a fim de que a Literatura tenha mais espaço na sala de aula e, por meio dela, os estudantes do sétimo ano de uma escola da rede pública municipal da Bahia, tenham uma formação leitora consciente e reflexiva. Para atingirmos os propósitos desse trabalho, foi elaborada uma sequência de atividades, baseada no método recepcional e na sequência básica, que explorou a obra literária Saudade da vila, de Luiz Galdino. A sequência foi dividida em quatro momentos: início de conversa, introdução, leitura e interpretação, o que facilitou a aplicação da proposta de intervenção e o envolvimento dos discentes. Esta pesquisa adotou como instrumento metodológico a pesquisa-ação, por esse motivo em todas as etapas do trabalho procuramos envolver os estudantes e potencializar a leitura literária que discute as questões etnicorraciais. Dividimos esta Dissertação nas seções da fundamentação teórica, metodologia e análise de dados. Esperamos, dessa forma, que a experiência com a leitura literária desenvolvida neste trabalho motive outros professores a contribuir com o desafio de formar bons leitores.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1687732 - JEANE DE CASSIA NASCIMENTO SANTOS
Externo ao Programa - 1545817 - MARIA BATISTA LIMA
Externo ao Programa - 6983610 - ADRIANA SACRAMENTO DE OLIVEIRA

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