UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 19 de Abril de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: BISMARQUE LOPES PINTO
09/11/2016 10:19

DISCENTE: BISMARQUE LOPES PINTO
DATA: 30/11/2016
LOCAL: AUDITÓRIO DO DGE
TÍTULO: COMPORTAMENTO PEDOGEOMORFOLÓGICO DOS SISTEMAS DE VOÇOROCAMENTO NO MUNICÍPIO DE TUCANO - SEMIÁRIDO BAIANO
PALAVRAS-CHAVES: Voçorocas, Pedogeomorfologia, interação solo-relevo
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Geociências
SUBÁREA: Geografia Física
ESPECIALIDADE: Geomorfologia

O desenvolvimento do processo erosivo na dinâmica ambiental se constitui como um fenômeno de desequilíbrio da paisagem. Para compreender tal fenômeno é necessário entender o ambiente como uma cadeia sistêmica sujeita a mudanças em seu estado de "equilíbrio" a todo o momento, tanto pelos agentes naturais, quanto pelas ações antropogênicas. Naturalmente todo ambiente possui um grau de vulnerabilidade de erosão, que por sua vez, intensifica-se de acordo com as derivações antropogênicas que ali são instaladas ao longo do processo histórico. Para além da correlação entre as ações antropogênicas com a erosão, se faz necessário buscar a interdisciplinaridade na compreensão dos sistemas geomorfológicos e pedológicos, de modo a entender como tais elementos se comportam na paisagem e de que maneira contribuem para o desenvolvimento das voçorocas. Neste sentido, a proposta da pesquisa norteia-se pela necessidade de avaliar de forma integrada a dinâmica geomorfológica e pedológica em quatro voçorocas na zona rural do município de Tucano, localizado na região semiárida do estado da Bahia, na perspectiva de compreender sua gênese, dinâmica e evolução, a fim de propor medidas alternativas de controle e prevenção. Assim, para melhor entendimento das cicatrizes erosivas em seus diferentes estágios, busca-se a análise estrutural da cobertura pedológica como um caminho metodológico para identificação dos elementos fundamentais no surgimento de tais feições erosivas, partindo de uma compreensão nítida da interação solo-relevo na paisagem. Dentre os procedimentos metodológicos a serem utilizados, constam a revisão da literatura, elaboração de cartas temáticas sobre os condicionantes geoambientais do perímetro das voçorocas, além da atividade de campo, onde serão coletados dados primários para análise morfométrica e morfológica das voçorocas e, bem assim, para realização da topossequência no seu percurso, considerando a média de abertura de 03 (três) perfis no terço superior, médio e inferior das voçorocas. Em termos conclusivos, observa-se que a área de formação das voçorocas abrange 03 (três) formações litológicas, sendo a formação Marizal responsável por cerca de 50% da litoestrutura da sub-bacia de tucano central que abarca em torno de 85% das voçorocas.

Presidente - 426626 - HELIO MARIO DE ARAUJO
Externo ao Programa - 2691242 - TAIS KALIL RODRIGUES
Externo ao Programa - 1820116 - NEISE MARE DE SOUZA ALVES

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19110-7eaa891a10