Banca de QUALIFICAÇÃO: WALDINEI SANTOS SILVA
09/11/2016 08:30
O presente estudo tem como objetivo compreender a configuração da disciplina Língua Inglesa no Atheneu Sergipense, entre os anos de 1870 e 1877. O recorte temporal corresponde ao ano em que foi criado o Atheneu Sergipense com o ingresso do primeiro lente de língua inglesa até o ano em que foi instituído e regulamentado as normas para o primeiro concurso de ingresso na cadeira dessa disciplina. Para tanto, a pesquisa se apoiou sob o signo da História Cultural e História das Disciplinas Escolares, segundo Chervel (1990). Tomamos como categorias os conceitos de “Cultura Escolar”, segundo Viñao Frago (1994) e Julia (2011) e currículo de Goodson (1997). Para alcançar os propósitos dessa pesquisa, inicialmente, buscamos entender como a disciplina de língua inglesa se estabeleceu no programa da Instrução Pública na província de Sergipe, a seguir compomos um quadro do ensino secundário, no que se refere às finalidades para ensino da língua estrangeira, segundo a reforma Paulino de Souza de 1870. Em seguida, mapeamos os lentes da disciplina de Língua Inglesa, a saber: Justiniano de Mello e Silva e Ascendino Ângelo dos Reis a fim de perceber a configuração do trabalho docente desses lentes, suas atuações e contribuições para consolidação do ensino de língua inglesa no Atheneu Sergipense. Por fim, interpretamos os livros trabalhados na instituição, bem como os conteúdos, métodos, abordagens, intencionalidades e autores. Nessa investida de pesquisa, tomamos como fonte as Atas da Congregação do Atheneu Sergipense, os compêndios History of Rome de Goldsmith e Grammatica de Jacob Bensabat, relatórios da Instrução Pública, Regulamentos do Atheneu Sergipense, Leis que regulamentam a educação no referido período, jornais do Correio de Aracaju e do Jornal do Aracaju. Por fim, a investigação nos possibilitou compreender que as configurações da disciplina de Língua Inglesa do Atheneu Sergipense, se pautam numa abordagem essencialmente gramatical ao longo dos anos com a inserção de elementos de conversação. Nesse sentido, a disciplina de Língua Inglesa no Atheneu Sergipense foi resultado de ideias pedagógicas que atuaram sobre a metodologia prescrito pelos seguidos Regulamentos da Instrução Pública.
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