UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 19 de Abril de 2024

Banca de DEFESA: SARA MARIA FONSECA DA MOTA
04/11/2016 13:48

DISCENTE: SARA MARIA FONSECA DA MOTA
DATA: 09/12/2016
LOCAL: miniauditório
TÍTULO: O conto: da leitura à produção criativa
PALAVRAS-CHAVES: Conto; Leitura; Releitura; TDIC’s; Produção textual
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Literatura Brasileira

Este Trabalho de Conclusão Final (TCF) do Mestrado Profissional em Letras, PROFLETRAS, tem como objetivo apresentar considerações acerca de uma atividade de intervenção aplicada com alunos do 9º do Ensino Fundamental II, de uma escola pública da rede estadual de ensino, no município de Cristinápolis/SE. Trata-se de oficinas de leitura dos contos literários “O conto se apresenta” de Moacyr Scliar, “Colheita” de Nélida Piñon e “A estrutura da bolha de sabão” de Lygia Fagundes Telles, que objetivaram a formação de leitores proficientes e críticos. Para tanto, buscou-se fundamentação nas contribuições de teóricos como Moisés (2012), Cortázar (2011) e Bosi (2015), que tratam de aspectos do gênero conto; e de Dal Farra (1978), que discute sobre o ponto de vista do narrador. Para a base metodológica, trouxemos as ideias defendidas pelas professoras Bordini e Aguiar (1988) no método recepcional de leitura do texto literário, que valoriza a participação ativa do leitor na recepção do texto e o convida a questionar e a ampliar seu horizonte de expectativas; a leitura subjetiva de Annie Rouxel (2013), que prioriza a sensibilidade em resposta aos sentidos do texto como forma de estímulo para o hábito de leitura; e o dialogismo de William Roberto Cereja (2005), para o qual um dos caminhos para o ensino de literatura é o método dialógico, proposta de ensino voltada para a intertextualidade entre textos literários. Ainda na metodologia, para a produção textual, tomamos como base a Retextualização de gêneros escritos de autoria de Regina Lúcia Péret Dell’Isola. Exploramos também os conceitos de leitor colaborador de Umberto Eco e memória literária de Samoyault (2008), além de considerações acerca da mediação pedagógica tratada pelo uso de Tecnologias Digitais da Comunicação e Informação (TDIC’s). Na análise das atividades, discriminamos os resultados e analisamos a eficácia da proposta.

Presidente - 1543268 - CHRISTINA BIELINSKI RAMALHO
Interno - 1687732 - JEANE DE CASSIA NASCIMENTO SANTOS
Externo à Instituição - ARMANDO FERREIRA GENS FILHO

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19110-7eaa891a10