UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 24 de Abril de 2024

Banca de DEFESA: FRANCKLINE JULIANA ALVES DE JESUS
01/11/2016 12:36

DISCENTE: FRANCKLINE JULIANA ALVES DE JESUS
DATA: 09/02/2017
LOCAL: NPGECIMA
TÍTULO: USO(S) DO LIVRO DIDÁTICO POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA DAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DE ARACAJU/SE
PALAVRAS-CHAVES: Uso(s) do livro didático de Matemática. Livro didático de Matemática. Professor de Matemática
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino

Esta pesquisa tem por objetivo identificar se e como professores de Matemática das séries finais do Ensino Fundamental de escolas da Rede Estadual de Aracaju/SE fazem uso do livro didático. Vale ressaltar que para alcançar tal intento, foi tomado como ponto de partida as coleções elencadas no Plano Nacional do Livro Didático - PNLD 2014, que foram adotadas para as já referidas. Como foram identificadas oito coleções, a opção foi trabalhar com as quatro escolhidas para um quantitativo maior de escolas. São elas: “Matemática: Teoria e Contexto”, “Vontade de Saber Matemática”, “Matemática – Bianchini” e “Projeto Teláris”. A partir dessa escolha foram selecionados os professores que utilizam um desses livros e atuam em diferentes zonas geográfica de Aracaju/SE. Vale destacar que a avaliação posta no Guia do livro didático PNLD 2014 sobre cada uma das referidas coleções de livros didáticos de Matemática, foi levada em consideração para compreender as opiniões dos sujeitos desta pesquisa. Como suporte teórico foi feita a apropriação do entendimento adotado por Moreira (2013) para definir livro didático; de Dante (2005) para definir a tipificação de problema matemático; de Fiorentini e Lorenzato (2006) sobre Educação Matemática. E ainda o resultado das pesquisas de Silva Junior (2005), Oliveira (2007) e Rosas (2008) para caracterizar uso(s) do livro didático adotado. Para alcançar o objetivo desta dissertação, foi elaborado um questionário a professores de Matemática usuários das coleções citadas anteriormente. As primeiras constatações, permitem afirmar que os professores de Matemática das séries finais do Ensino Fundamental parceiros desta pesquisa, fazem uso(s) variados do livro didático como por exemplo, para realizar leitura junto com os alunos, resolver exercícios e os problemas que propõe o uso de recursos tecnológicos e instrumentos de medidas. Com a ressalva que alguns professores além do uso do livro didáticos recorrem a recursos, como jogos, paradidáticos, revistas, aplicativos de celulares, material reciclável, softwares, laboratório de informática, mapas conceituais, vídeo aulas são utilizados.

Interno - 2223284 - DENIZE DA SILVA SOUZA
Presidente - 1546518 - IVANETE BATISTA DOS SANTOS
Externo à Instituição - RITA DE CASSIA PISTOIA MARIANI

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19130-f2d2efc73e