Banca de DEFESA: ROBERTO DE ARAUJO ALVES
27/10/2016 13:21
O presente trabalho, intitulado A linguagem persuasiva das bordadeiras de Tobias Barreto no ensino da argumentação, apresenta uma proposta para o estudo de técnicas argumentativas com alunos do Ensino Fundamental. O principal objetivo deste estudo é levar os estudantes a valorizarem a heterogeneidade de sua língua materna e a utilizá-la de forma eficaz, através de atividades focadas na linguagem persuasiva. Os conceitos abordados no texto partem dos estudos da Argumentação e Retórica sob a ótica de estudiosos como Aristóteles (2013), Perelman & Tyteca (2005), Fiorin (2015), Plantin (2008), Ferreira (2010), entre outros. As atividades foram desenvolvidas em uma turma de 6º ano de escola pública do município de Tobias Barreto/SE. Os corpora da pesquisa são os discursos das bordadeiras, coletados através de entrevistas realizadas em uma associação localizada na zona rural do mesmo município. Os textos foram gravados e analisados em sala de aula para que fossem observadas as técnicas argumentativas e as figuras de argumentação e retórica mais empregadas pelas artesãs para defender um ponto de vista. Após a análise minuciosa de mais de 55 minutos de gravação, foi possível constatar que essas profissionais utilizam, principalmente, a causalidade, a comparação e o sacrifício para persuadir o interlocutor. Através da observação da idade, escolaridade e dos relatos proferidos, foi possível perceber também que elas não se sentem valorizadas pela sociedade, por isso pretendem ensinar o ofício para seus descendentes como uma forma de manter a cultura dos antepassados, mas não almejam que suas filhas tenham o bordado como profissão. Na última etapa do trabalho, os alunos produziram relatos a respeito do que acharam da sequência de atividades realizadas durante a pesquisa.
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19110-7eaa891a10