UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 19 de Abril de 2024

Banca de DEFESA: VANDERLAINE CRUZ MENESES LEMOS
21/10/2016 11:28

DISCENTE: VANDERLAINE CRUZ MENESES LEMOS
DATA: 06/12/2016
LOCAL: Auditório da POSGRAP no Polo de Gestão, Centro de Vivencia
TÍTULO: As práticas de narrativas orais de contos de fadas: desenvolvendo habilidades de leitura.
PALAVRAS-CHAVES: Narrativas orais. Leitura. Letramento literário. Sequência didática.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras

As práticas de narrativas orais realizadas em contexto escolar constituem uma base para o desenvolvimento e o aprimoramento de habilidades linguísticas e discursivas de estudantes que se encontram no processo inicial de aprendizagem de leitura e alfabetização. Desse modo, o presente relatório de pesquisa visa apresentar a aplicação de uma sequência didática com o gênero textual conto de fadas em uma turma do 3º ano das séries inicias do ensino fundamental realizada na escola EEAM/SE. Objetiva colaborar com o desenvolvimento progressivo de habilidades de leitura e compreensão mediante práticas de narrativas orais dentro de uma perspectiva do letramento literário. Para tanto, utilizou-se como metodologia a pesquisa-ação de abordagem qualitativa baseada nos princípios teóricos de Kleiman (2012) que aborda a leitura enquanto uma prática social; de Frantz (2011) e Cossom (2014) que discute a ampliação e fortalecimento do letramento literário em sala de aula; de Solé (1998) que contribui com o processo de leitura e compreensão através de aplicações de estratégias; Dolz, Schneuwly e Noverraz (2004) que evidenciam a importância da linguagem oral enquanto um instrumento de aprendizagem a partir de um ensino sistematizado e em Garcia( 2004) e Reuter( 2011) que apresentam os princípios teóricos dos elementos estruturais da narrativa. Os resultados permitiram revelar a importância da linguagem oral para o processo de ensino e aprendizagem de leitura enquanto uma prática social de construção de sentidos. Além disso, observou-se que o letramento literário estimulou a participação de aprendizes que ainda não consolidaram o processo de alfabetização.

Interno - 1281971 - ALBERTO ROIPHE BRUNO
Externo � Institui��o - KALINE ARAUJO MENDES DE SOUZA
Presidente - 1785624 - LAURA CAMILA BRAZ DE ALMEIDA

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19110-7eaa891a10