UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 25 de Outubro de 2020


Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: VIRGINIA CAROLINY SILVA ALEXANDRE
11/10/2016 08:45


Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VIRGINIA CAROLINY SILVA ALEXANDRE
DATA: 13/10/2016
HORA: 14:00
LOCAL: Sala do GEPEC - didática 2
TÍTULO: "Mulheres, Participação e Práticas Cotidianas: um estudo através dos conselhos e conferências de saúde em Aracaju"
PALAVRAS-CHAVES: Saúde, Participação, Política, Mulheres, Cotidiano.
PÁGINAS: 50
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Sociologia
RESUMO:

Este trabalho procura estudar o processo de participação na saúde pública brasileira. Esta pesquisa vem sendo realizada através da perspectiva etnográfica. Acompanhamos os processos de participação através dos Conselhos de Saúde locais de Aracaju; e as Conferências Municipal, Estadual e Federal. A pesquisa de campo foi realizada mais intensamente durante o ano de 2015, considerado este, ‘o ano das conferências’. A participação é um fenômeno político que está diretamente relacionado ao contexto histórico da democracia. Acredita-se, no Brasil, que o Sistema Único de Saúde continua sendo público devido ao processo de participação. Nesta pesquisa, nos baseamos em dois tipos de participação: Uma é a participação institucionalizada e regulamentada através dos Conselhos e Conferências. A outra caracteriza-se como um tipo de participação germinada cotidianamente, tendo como engrenagem, os mesmos interesses e necessidades que envolvem as pessoas a buscarem maneiras de participar e driblar às formas institucionalizadas já existentes. Esta segunda forma de participação é mais possível principalmente no nível de atendimento primário onde o sistema de saúde supostamente deve estar relacionado à comunidade local e seu meio ambiente. É nesta forma de participação que encontramos as mulheres em sua maioria, interligadas às práticas de cuidado à saúde que ultrapassa seu ambiente doméstico. De certa maneira, ambas as formas de participação dependem uma da outra. Vemos que os espaços destinados para a participação são os espaços onde ela menos acontece. Esta se dá muito antes e mais efetivamente articulada no cotidiano dos usuários dos serviços de saúde do que quando administrada pela gestão.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1227719 - PAULO SERGIO DA COSTA NEVES
Interno - 6426371 - TANIA ELIAS MAGNO DA SILVA
Interno - 1195417 - WILSON JOSE FERREIRA DE OLIVEIRA

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2020 - UFRN v3.5.16 -r12712-85cc87cea5