UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Março de 2024

Banca de DEFESA: MARCIO DE SOUZA COSTA
10/10/2016 09:14

DISCENTE: MARCIO DE SOUZA COSTA
DATA: 17/10/2016
LOCAL: LABORATÓRIO DO DAD
TÍTULO: Expansão do Instituto Federal de Sergipe: uma análise sobre resultados alcançados na fase II
PALAVRAS-CHAVES: Políticas públicas de educação; Diagnóstico da expansão; Plano de ação.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Administração Pública

O estudo aborda resultados alcançados na expansão do Instituto Federal de Sergipe, consequência da política de educação profissional e tecnológica promovida pelo MEC, que possibilitou a criação dos campi Itabaiana, Estância e Nossa Senhora da Glória. O objetivo da pesquisa foi analisar o desempenho de indicadores acadêmicos e o nível de cumprimento à Lei 11.892/2008. Autores como Pacheco e Frigotto deram suporte ao referencial teórico. Foram explorados documentos institucionais, como o PDI e relatórios de gestão para obtenção de dados dos três campi, que para os indicadores acadêmicos teve resultados comparados a outros três grupos: média brasileira, média dos institutos federais do nordeste e dados consolidados do IFS, todos referentes ao período compreendido entre os anos de 2011 a 2014. O desafio foi construir um diagnóstico da situação atual encontrada nas unidades de ensino, que apesar de terem sido inauguradas há cinco anos, apresentaram lacunas ou distorções que instigaram a realização de planos de ação específicos, com elementos promotores para a melhoria da gestão, contribuindo, portanto, na capacidade reativa do IFS em ter um desempenho alavancado. Exceto para o indicador Retenção do Fluxo Escolar, que apresentou boa situação, os demais índices apresentaram comportamentos críticos. Já em relação às exigências da legislação, constatou-se que cursos de pós-graduação não estão sendo ofertados pelos campi. Novas pesquisas devem ser promovidas, principalmente com o intuito de verificar se a instituição adotou as boas práticas recomendadas neste estudo.

Presidente - 1224228 - MARIA CONCEICAO MELO SILVA LUFT
Interno - 1662887 - MARIA ELENA LEON OLAVE