UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 29 de Março de 2024

A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente


Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA AMÁLIA VARGAS FAÇANHA
05/10/2016 08:41


Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA AMÁLIA VARGAS FAÇANHA
DATA: 17/10/2016
HORA: 14:00
LOCAL: Mini-auditório do Departamento de Letras - Bloco Departamental 2 do CECH
TÍTULO: LEITURAS MULTIMODAIS DAS COLEÇÕES DO PNLD DE LÍNGUA INGLESA EM ESCOLA PÚBLICA DE SERGIPE
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Inglês; Novos Letramentos e Multiletramentos; Coleção PNLD.
PÁGINAS: 70
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
RESUMO:

Esta pesquisa tem o objetivo de investigar a relação entre a prática docente e os usos da Coleção do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) no que diz respeito a um trabalho multimodal que atenda às necessidades de formação da cidadania crítica, entendendo o ensino de inglês sob a perspectiva do letramento crítico. Ela se desenvolve em uma escola pública do estado de Sergipe, junto a docentes de inglês que utilizam o material Way to Go!, elaborado para o ensino médio, como principal recurso didático. A investigação tem o foco nos significados que são construídos através do trato de imagens e de outros elementos multimodais presentes na coleção, ressaltando a importância de olhares mais críticos voltados para o papel que o ensino de língua inglesa pode desempenhar na formação crítica do cidadão, considerando-se as discussões a respeito da educação para a globalização e o caráter multimodal que marca as relações comunicacionais na atualidade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa-multirreferencial, a qual segue a perspectiva da pesquisa-formação. Adota como instrumentos de coleta de dados o diário de campo e entrevistas junto aos professores participantes. A análise está embasada principalmente nos estudos sobre novos letramentos e multiletramentos, que estão em consonância com o que preconizam as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM). Nessa perspectiva, considerando-se que a construção de significados é socialmente desenvolvida, o trabalho com imagens nas aulas de inglês pode ir além do ensino pautado apenas na compreensão de estruturas linguísticas e de vocabulário, contribuindo para a formação do cidadão crítico.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1316614 - SIMONE DE LUCENA FERREIRA
Interno - 1575568 - JOSE MARIO ALELUIA OLIVEIRA
Externo ao Programa - 1324031 - VANDERLEI JOSE ZACCHI
Externo à Instituição - WALKYRIA MARIA MONTE MOR

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19032-7126ccb4cf