Banca de DEFESA: IRANILDE DOS SANTOS ROCHA SOUZA
04/10/2016 07:20
Esta pesquisa teve por objetivo compreender como se desenvolvem as metodologias e estratégias de ensino da Língua Portuguesa através dos gêneros textuais para surdos em salas inclusivas na 1ª Série do Ensino Médio numa escola estadual em Aracaju-SE. Justifica-se, diante da queixa de professores sobre o desafio para encontrar uma metodologia de ensino da Língua Portuguesa para surdos devido à dificuldade destes alunos com a leitura, interpretação e escrita, fatores que exigem cursos que formem docentes capazes de lidar com a realidade escolar de acordo com a diversidade. Fundamenta-se nos estudos de Alves et al (2010) sobre inclusão social; conceito de metodologias e estratégias de Brown (1994); conceito de gêneros textuais de Marcuchi (2010) e Porto (2009); e Sales (2004) sobre o ensino de Língua Portuguesa para surdos. A pesquisa procurou refletir sobre uma metodologia de ensino condizente com a necessidade dos alunos surdos, e foram encontrados os seguintes resultados: os professores utilizaram metologias e estratégias através dos gêneros textuais no ensino da Língua Portuguesa ainda pensadas apenas para ouvintes. Todavia, a reflexão apresentadada nas falas dos docentes mostram a preocupação com a metologia compartilhada. Ou seja, tanto para surdos como para ouvintes. Além de mostrar que tanto os professores quanto os intérpretes precisam de qualificação e formação continuada na área da educação de surdos, assim como adquirirem o hábito de reflexão sobre como melhorar o ensino-aprendizagem de acordo com o desenvolvimento dos alunos.
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