Banca de QUALIFICAÇÃO: NIELSON TORRES NEVES DE CARVALHO
04/10/2016 08:08
O uso de métodos numéricos para estimativa de tensões, deformações e deslocamentos em pavimentos rodoviários é comumente utilizado na fase de projeto para a previsão de desempenho de pavimentos. Essa estimativa pode trazer consigo erros que refletem em superdimensionamento ou subdimensionamento, prejuízos econômicos e perda precoce da serventia do pavimento. É de grande importância mensurar esses erros, avaliando de forma comparativa as estimativas de métodos numéricos comumente utilizados em relação a medições diretas no pavimento. Uma forma de medir diretamente estes parâmetros no pavimento é o uso da instrumentação, que pode ser utilizada para medir tensões, deformações e deslocamentos e, ainda, fatores ambientais como temperatura e umidade. Dentre os parâmetros mais críticos destaca-se a deformação de tração horizontal na fibra inferior das camadas cimentadas com ligante asfáltico ou aglomerante hidráulico, que é diretamente ligada ao processo de fadiga e, por sua vez, ao trincamento dessas camadas. Neste trabalho será realizado um comparativo entre deformações específicas horizontais medidas através de sensor do tipo H-Gage, instalado na fibra inferior do revestimento asfáltico de pista experimental da Universidade Federal de Sergipe, e estimadas através de simulações numéricas, utilizando o método das múltiplas camadas elásticas, com o software SisPav (Franco, 2007), e o método dos elementos finitos, com o software ANSYS®. O objetivo é de avaliar o grau de acurácia e precisão das estimativas numéricas.
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19130-f2d2efc73e