UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 20 de Outubro de 2020


Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: CAMILA SANTOS ALMEIDA
03/10/2016 15:42


Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CAMILA SANTOS ALMEIDA
DATA: 18/10/2016
HORA: 14:00
LOCAL: sala de videoconferência do RENORBIO-SE
TÍTULO: Estudo fitoquímico, genética e atividades antifúngica e antibacteriana de Croton tetradenius Baill.
PALAVRAS-CHAVES: Croton tetradenius; óleo essencial; diversidade química; caracterização molecular; atividade antifungica; atividade antibacteriana.
PÁGINAS: 1
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia
SUBÁREA: Fitotecnia
ESPECIALIDADE: Melhoramento Vegetal
RESUMO:

Este trabalho teve como objetivo realizar o estudo fitoquímico e genética e avaliar as atividades antifúngica e antibacteriana de plantas de Croton tetradenius Baill. No estudo da diversidade química do óleo essencial analisou-se a composição química de 37 plantas de C. tetradenius coletadas no Estado de Sergipe, além do potencial antifúngico do óleo essencial dessa espécie sobre o Lasiodiplodia theobromae. Avaliou-se a diversidade genética através do marcador molecular ISSR, entre 40 plantas de quatro populações do Estado de Sergipe. Avaliou-se ainda as atividades antifúngica e antibacteriana de formulações à base de óleo essencial de C. tetradenius sobre o fungo fitopatogênico Fusarium solani e as bactérias Salmonella typhimurium, Listeria monocytogenes, Staphylococcus aureus, Escherichia coli e Bacillus cereus. No estudo da diversidade química dos óleos essenciais de 37 plantas de C. tetradenius, coletadas no Estado de Sergipe, foram identificados 25 compostos químicos e encontrou-se uma baixa diversidade entre as 37 plantas estudadas. Observou-se a formação de dois grupos químicos, sendo o grupo 1 constituído por 16 plantas, cujo os compostos majoritários identificados foram α- pineno, p-cimeno, 1,8-cineol, (E)-pinocarveol, cânfora e iso-ascaridol, e o grupo 2 constituído por 21 plantas, cujo os compostos majoritários identificados foram α-terpineno, p-cimeno, 1,8-cineol, cânfora, ascaridol e iso-ascaridol. Nas concentrações de 0,5%, 1,0% e 3,0% (v/v) de óleo essencial, as plantas testadas dos 2 grupos químicos, proporcionaram máxima inibição do crescimento micelial (100%) do fungo Lasiodiplodia theobromae e os óleos essenciais das plantas do grupo II CTE 027 + CTE 028 e CTE 036 + CTE 037 e das plantas CTE 002 + CTE 006 apresentaram ação fungicida mais pronunciada. No estudo da diversidade genética, através do marcador molecular ISSR, usou-se 40 plantas de diferentes populações naturais do Estado de Sergipe. Do total de primers testados, foram selecionados 13 primers para amplificação de DNA através da PCR-ISSR, obtendo-se um total de 77 fragmentos amplificados dos quais 94,8% apresentaram polimorfismo. O agrupamento entre os indivíduos, através da similaridade genética de Jaccard, utilizando o método UPGMA, resultou na formação de seis grupos distintos. O uso de marcadores ISSR mostrou-se eficiente e possibilitou a formação de um perfil molecular, apresentando polimorfismo suficiente para estimar a variabilidade genética entre os acessos das populações estudadas. As formulações à base de óleo essencial de C. tetradenius, em diversas concentrações, mostraram-se eficientes sobre o fitopatógeno Fusarium solani. Os óleos essenciais dessa espécie também mostraram-se eficientes no controle das bactérias estudadas, apresentando, em alguns casos, atividade bactericida.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2241349 - ARIE FITZGERALD BLANK
Externo ao Programa - 1432726 - PAULO ROBERTO GAGLIARDI
Externo ao Programa - 2354380 - PAULO CESAR DE LIMA NOGUEIRA
Externo à Instituição - ANA VERUSKA CRUZ DA SILVA MUNIZ

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2020 - UFRN v3.5.16 -r12646-2c874e3307