UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Março de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSÉ ADELMO MENEZES DE OLIVEIRA
02/10/2016 20:40

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSÉ ADELMO MENEZES DE OLIVEIRA
DATA: 18/10/2016
LOCAL: Sala de aula do PPGED
TÍTULO: FORMAÇÃO PROFISSIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA: A EXPERIÊNCIA DA ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DE SERGIPE/CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO DE SERGIPE (2001/2007)
PALAVRAS-CHAVES: Educação Especial. Educação Profissional. Formação profissional. Inclusão. Pessoa com deficiência.

O século XX foi marcado por um intenso movimento de lutas e conquistas em favor da ampliação dos direitos da pessoa humana, destacadamente para os grupos sociais mais vulneráveis. O enfrentamento da exclusão e da desigualdade social depende de políticas públicas no campo da educação e do trabalho. Nesse contexto, a articulação entre a Educação Especial e a Educação Profissional vem se afirmando como um caminho possível para a formação profissional da pessoa com deficiência. Essa articulação tem promovido, concomitantemente, a elevação da escolaridade desse grupo populacional, e a ampliação de suas chances de ingressar no mundo do trabalho. Nessa perspectiva, a presente pesquisa teve como objetivo analisar o processo de implantação/implementação das ações de formação profissional da pessoa com deficiência na ETFSE/CEFET-SE/Sede, entre 2001 a 2007. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso histórico-organizacional que, baseada nos pressupostos teórico-metodológicos da Nova História Cultural, utilizou-se os conceitos de representação e estratégia para melhor compreender as ações de formação profissional da pessoa com deficiência desenvolvidas pela ETFSE/CEFET-SE. Dentre os documentos institucionais analisados constam editais de processo seletivo, plano, regulamento, relatório e portaria relacionados às ações de formação profissional da pessoa com deficiência. De modo complementar, foram realizadas entrevistas com gestores responsáveis pela implantação/implementação das ações de formação profissional da pessoa com deficiência e com professores de disciplinas profissionalizantes que ministraram aula para este tipo de aluno. Os resultados preliminares evidenciaram que nos documentos da EFTSE/CEFET-SE a inclusão da pessoa com deficiência é tratada de forma imprecisa e periférica. Além de ser tratada de maneira difusa, com sutil orientação conceitual e metodológica, as referências relativas a essa questão não se revelaram centrais. Não obstante essa constatação verificou-se que as ações de formação profissional da pessoa com deficiência foram norteadas pela noção de inclusão plena, ao se garantir o acesso a pessoa com qualquer tipo de deficiência e a todos os cursos técnicos, irrestritamente.

Presidente - 2205727 - VERONICA DOS REIS MARIANO SOUZA
Interno - 1088492 - LUIZ EDUARDO MENESES DE OLIVEIRA