UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 19 de Abril de 2024

Banca de DEFESA: CÂNDIDA LUISA PINTO CRUZ
02/10/2016 20:39

DISCENTE: CÂNDIDA LUISA PINTO CRUZ
DATA: 25/10/2016
LOCAL: Sala de práticas do DED
TÍTULO: TESSITURA DA INCLUSÃO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE: MULTIPLOS OLHARES
PALAVRAS-CHAVES: Acessibilidade. Discente com deficiência. Docência. Ensino superior. Inclusão.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Especial

A pesquisa em tela buscou conhecer a construção das primeiras iniciativas para inclusão da pessoa com deficiência na Universidade Federal de Sergipe. Nosso objetivo foi conhecer o processo de inclusão dos discentes com deficiência na UFS sob a ótica dos participantes desse processo: docentes, discentes com com e sem deficiência e acompanhantes. Nesse sentido, foi necessário construir a tessitura que corresponde a uma rede que guia e entrelaça os fatos. Revela os personagens envolvidos, o convênio entre governo do Estado de Sergipe e a Secretaria de Estado da Educação com o governo cubano, assim como com o Departamento de Educação da UFS, tendo como foco as ações científicas para a formação de docentes e técnicos da rede estadual, municipal e federal para atender as pessoas com deficiências nas mais variadas etapas educacionais. O procedimento metodológico adotado foi o estudo de caso numa pesquisa de abordagem qualitativa. Foram utilizados como instrumentos para coleta de dados entrevistas semiestruturadas com os 22 sujeitos entrevistados. Delimitamos como lócus o Centro de Educação e Ciências Humanas- CECH/ UFS, Campus São Cristóvão. Os resultados trazem à luz que o CECH iniciou o processo de inclusão de disciplina voltada para a temática no Departamento de Psicologia, mas é o Departamento de Educação que inicia o processo de formação de profissionais docentes na perspectiva inclusiva para atuarem nas redes públicas e particulares do estado de Sergipe.

Presidente - 2049228 - RITA DE CACIA SANTOS SOUZA
Interno - 2205727 - VERONICA DOS REIS MARIANO SOUZA
Externo à Instituição - ADA AUGUSTA CELESTINO BEZERRA

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19110-7eaa891a10