UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 24 de Abril de 2024

Banca de DEFESA: GABRIEL BARRETO DE MELO
23/09/2016 10:20

DISCENTE: GABRIEL BARRETO DE MELO
DATA: 29/09/2016
LOCAL: LABORATÓRIO DO DAD
TÍTULO: POLÍTICA EDUCACIONAL, ENSINO FUNDAMENTAL E METAS DE DESEMPENHO: DIAGNÓSTICO DA REGIÃO NORDESTE E PROPOSTAS DE AÇÃO
PALAVRAS-CHAVES: Indicadores educacionais, região Nordeste, diagnóstico, propostas de ações.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Administração Pública

O Indicador de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB constitui como um dos mais relevantes mecanismos de mensuração do desempenho escolar no Brasil na atualidade, podendo ser gerado em nível nacional, estadual, municipal, redes escolares e até mesmo em escolas. O referido indicador também é gerado considerando as fases escolares dos anos iniciais, anos finais e ensino médio. Com o objetivo de melhorar o desempenho da educação básica no Brasil, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP definiu metas individualizadas para cada nível de mensuração. Considerando os valores do IDEB referentes aos anos finais do ensino fundamental, o Nordeste brasileiro apresentou diversos Estados que não alcançaram as metas definidas pelo INEP para 2013. Nesse contexto, o presente estudo busca diagnosticar fatores relacionados aos insuficientes desempenhos, bem como sugerir ações, com o objetivo de melhorar os indicadores educacionais na referida região brasileira. Por meio de metodologia quantitativa utilizando dados provenientes do INEP, foram verificadas relações entre diversas variáveis. Constatou-se que nos Estados com menores médias em IDEB, a presença de defasagem escolar apresentava-se alta. Verificou-se ainda que a utilização de baixas taxas de rendimento não está associada a melhores resultados em proficiência mensurada pela Prova Brasil. Com base em tais resultados, foram sugeridas propostas para que o Poder Público dos Estados da região Nordeste possa pautar-se com o intuito de elevar o desempenho estudantil, especialmente nas Unidades Federativas em situações mais preocupantes.

Externo ao Programa - 6252676 - DEBORA ELEONORA PEREIRA DA SILVA
Interno - 3317187 - KLEBER FERNANDES DE OLIVEIRA
Presidente - 426291 - NAPOLEAO DOS SANTOS QUEIROZ

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19130-f2d2efc73e