Banca de DEFESA: GABRIEL BARRETO DE MELO
23/09/2016 10:20
O Indicador de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB constitui como um dos mais relevantes mecanismos de mensuração do desempenho escolar no Brasil na atualidade, podendo ser gerado em nível nacional, estadual, municipal, redes escolares e até mesmo em escolas. O referido indicador também é gerado considerando as fases escolares dos anos iniciais, anos finais e ensino médio. Com o objetivo de melhorar o desempenho da educação básica no Brasil, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP definiu metas individualizadas para cada nível de mensuração. Considerando os valores do IDEB referentes aos anos finais do ensino fundamental, o Nordeste brasileiro apresentou diversos Estados que não alcançaram as metas definidas pelo INEP para 2013. Nesse contexto, o presente estudo busca diagnosticar fatores relacionados aos insuficientes desempenhos, bem como sugerir ações, com o objetivo de melhorar os indicadores educacionais na referida região brasileira. Por meio de metodologia quantitativa utilizando dados provenientes do INEP, foram verificadas relações entre diversas variáveis. Constatou-se que nos Estados com menores médias em IDEB, a presença de defasagem escolar apresentava-se alta. Verificou-se ainda que a utilização de baixas taxas de rendimento não está associada a melhores resultados em proficiência mensurada pela Prova Brasil. Com base em tais resultados, foram sugeridas propostas para que o Poder Público dos Estados da região Nordeste possa pautar-se com o intuito de elevar o desempenho estudantil, especialmente nas Unidades Federativas em situações mais preocupantes.
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