UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 29 de Março de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: JAIRTON MENDONÇA DE JESUS
22/09/2016 10:09

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JAIRTON MENDONÇA DE JESUS
DATA: 27/09/2016
LOCAL: Auditório do Pólo de Gestão.
TÍTULO: Formação para a docência vs. permanência na universidade: efeitos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid)
PALAVRAS-CHAVES: Políticas públicas. Formação inicial docente. Pibid. Bolsa assistência estudantil.
SUBÁREA: Planejamento e Avaliação Educacional
ESPECIALIDADE: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – Pibid, política pública criada e coordenada pela Capes, originalmente, se propunha a fomentar a formação inicial docente, por meio de bolsas, a fim de suprir a carência de professores de áreas consideradas críticas (Física, Química, Matemática e Biologia). No decorrer de suas edições, essa finalidade foi sendo modificada, para incluir todas as licenciaturas da rede pública e alunos bolsistas do Prouni de universidades privadas. Esta pesquisa investiga a efetividade do Pibid no que se refere a seus objetivos. Utilizamos como metodologia a triangulação de dados documentais, estatísticos e coletados entre a população alvo – egressos do curso de Licenciatura em Letras Português do Campus Professor Alberto Carvalho/UFS. A análise dos documentos oficiais norteadores do programa aponta que essa política pública passou do status de Política de Governo para o de Política de Estado e, embora seja uma política de formação docente, originalmente, caracterizava-se como de assistência estudantil, uma vez que seriam selecionados pela Capes projetos que privilegiassem alunos egressos da rede pública de educação básica ou com renda familiar per capita de até um salário-mínimo e meio (CAPES, 2007). Mesmo com a implantação do programa, que foca suas ações na formação inicial docente, o conceito do Enade de 2014, resultante da avaliação da formação dos concluintes do curso, foi baixado em relação a 2011, quando ocorreu a primeira avaliação. Os dados de evasão, considerados desde o início das atividades do programa, em 2009, até 2015, apontam que, entre os egressos do Pibid, 3,03% (2 de 66 egressos) desistiram do curso; já entre os não bolsistas, o percentual de evasão é de 38,74%. Esse resultado aponta o Pibid como um programa de permanência, minimizando os efeitos de evasão entre os estudantes do curso de Letras Português. A próxima etapa do trabalho visa verificar se os egressos do curso (tanto os que foram bolsistas do Pibid como os que não foram) estão atuando na profissão docente, a fim de verificar se o programa foi efetivo em suas funções.

Presidente - 1505794 - RAQUEL MEISTER KO FREITAG
Interno - 1838211 - HEIKE SCHMITZ