Banca de QUALIFICAÇÃO: RICHARDSON BATALHA DE ALBUQUERQUE
19/09/2016 09:28
A sala de aula é um espaço de múltiplas ações didáticas do professor. É através dela que as relações de ensino e aprendizagem se constituem como elemento essencial na construção da experiência profissional. É dentro dessas relações que inúmeras vezes o professor acaba questionando seu próprio saber diante da diversidade dos alunos. É natural que isso ocorra, pois ao questionar seu próprio saber o professor inicia uma tomada de consciência acerca de sua atuação, considerando o cotidiano da sala de aula o espaço essencial na construção do saber profissional. O estudo em questão buscou comprender o saber fazer do professor frente a avaliação da aprendizagem escolar para alunos com deficiência intelectual. Como forma de legitimar o objetivo da pesquisa, optou-se pela abordagem qualitativa por ser constituída de um rigor explicativo e interpretativo, possibilitando compreender a natureza do fenômeno em constante transformação. Essa compreensão do fenômeno se revelou a partir da coleta de dados, tendo como instrumento a entrevista semi-estruturada, possibilitando validar o sentido das falas dos professores envolvidos. A técnica utilizada para análise dos dados foi a análise temática de Minayo (2008), tendo como suporte os princípios investigativos da corrente filosófica fenomenológica, tendo como campo uma escola da rede pública pública estadual de ensino de Aracaju-SE.
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