UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 25 de Abril de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: RAFAEL ANGELO SANTOS LEITE
16/09/2016 09:13

DISCENTE: RAFAEL ANGELO SANTOS LEITE
DATA: 21/09/2016
LOCAL: SALA MULTIUSO - PPGPI
TÍTULO: AVALIAÇÃO DE PORTFÓLIO DE PATENTES ACADÊMICAS
PALAVRAS-CHAVES: Avaliação; Portfólio; Patentes; Ciência e Tecnologia
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

No atual contexto de escassez de recurso financeiros, os escritórios de transferência de tecnologia são pressionados a encontrar formas de aumentar receitas por meio de transferências de tecnologia ou reduzir despesas com seu portfólio de tecnologias, especialmente de patentes. A avaliação de patentes – prática incluída dentro da gestão estratégica da propriedade intelectual – busca detectar o potencial de mercado das patentes para fins de transferência via licenciamento, abandono e manutenção, posicionando esses ativos não apenas como um centro de custos que drena recursos da instituição. Alguns modelos de avaliação de portfólio de patente têm sido propostos na literatura e uma característica comum no desenvolvimento desses modelos é buscar os indicadores mais relevantes para oferecer a melhor análise. Nesse contexto, o objetivo deste estudo é validar os principais indicadores usados em avaliação de patentes para elaborar um framework de avaliação dos portfólios de patentes acadêmicas. Para isso, utilizou-se mão de métodos de mapeamento e análise dos modelos atuais além de consultas a grupos focais, análise fatorial e Analytical Hierarchy Process (AHP) para validar os indicadores. Os indicadores serão usados para avaliar o portfólio de patentes UFS usando Fuzzy e formulário já aplicados em outros modelos. Espera-se encontrar indicadores adequados para avaliar o potencial comercial de patentes acadêmicas e colaborar na gestão de portfólio de patentes das Instituições de Ciência e Tecnologia do Brasil, especialmente as Universidades e Institutos Federais.

Presidente - 1541859 - IRACEMA MACHADO DE ARAGAO GOMES
Externo à Instituição - JOSÉ PAULO JESUS RAINHO
Interno - 1548872 - SUZANA LEITAO RUSSO

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19130-f2d2efc73e