UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Setembro de 2021


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Banca de QUALIFICAÇÃO: CLÁUDIA CARDINALE NUNES MENEZES
14/09/2016 13:54


Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CLÁUDIA CARDINALE NUNES MENEZES
DATA: 19/09/2016
HORA: 16:00
LOCAL: Auditório do Departamento de Educação Física - DEF
TÍTULO: A EFICIÊNCIA DA GAMIFICAÇÃO DO PROCESSO COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO
PALAVRAS-CHAVES: Avaliação de Processos, Comportamento, Jogos Experimentais, Aprendizagem.
PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO:

Esta pesquisa delimita a gamificação do processo como ferramenta de avaliação, demonstrando sua eficiência no processo de aprendizagem. A incorporação da Gamificação ao avaliar pode ter vários benefícios potenciais, a pesquisa visa identificar esses benefícios, considerando que a utilização dos elementos dos jogos no processo avaliativo tem efeitos opostos na opinião das pessoas, pois algumas consideram os jogos apenas com valor de entretenimento, e que este não é o caso oposto para a avaliação. Assim, o problema central desta tese consiste em investigar quais as potencialidades que a gamificação pode fornecer em processos de avaliação? Optamos pela área da avaliação por ser uma área estratégica, essencial para a tomada de decisão nas diversas áreas. A pesquisa incluiu revisão de literatura e ensaio de campo, a fim de responder ao problema central desta pesquisa. Também foi desenvolvido um sistema gamificado (Learning Intellectual Proprierty Tool- LIPTool) no qual as opiniões em relação ao sistema gamificado serão recolhidas, para que seja delimitada a eficiência da gamificação do processo como ferramenta de avaliação e, assim obter informações necessárias que atendem ao objetivo desta tese. Além do ineditismo, relevância acadêmica e produção intelectual posta por esta tese, houve também uma entrega tecnológica, o LIPTool, implementado como um aplicativo da web para avaliar a percepção de usuários do sistema gamificado. Concluiu-se que a utilização da gamificação do processo de avaliação transforma a avaliação mais envolvente e que também serve alcançar semelhantes benefícios motivacionais como nos jogos.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 116.375.605-91 - ANA ELEONORA ALMEIDA PAIXAO
Externo ao Programa - 1683778 - ELMA REGINA SILVA DE ANDRADE WARTHA
Interno - 426680 - GABRIEL FRANCISCO DA SILVA
Externo à Instituição - JOSE MONCADA-JIMÉNEZ
Presidente - 1637307 - ROBELIUS DE BORTOLI

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