Banca de QUALIFICAÇÃO: KARINA SALES VIEIRA
12/09/2016 07:56
O estudo tem como objetivo analisar as relações com o saber de estudantes universitários que
ingressam numa instituição privada do interior da Bahia mediante o auxílio de programas governamentais, tais
como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e o Programa Universidade para Todos (ProUni) e mesmo
aqueles implementados pela própria Instituição como é o caso do ProVIDA. A Instituição adotada como
campo de pesquisa é primeira instituição de ensino superior do município de Paripiranga (BA), região incluída
no Polígono da Seca e situada a 360km de Salvador e 110km de Aracaju. Para atingir o objetivo proposto os
sujeitos da pesquisa foram 170 estudantes universitários de cursos de licenciatura de primeiro e segundo
semestres, todos eles bolsistas dos Programas acima indicados e tendo ingressado na Instituição em
2015/2016. Como instrumentos de produção de dados adotamos questionário, Balanço de Saber e entrevista, a
qual será realizada junto a 6 estudantes, sendo: dois universitários bolsistas do Fies, dois bolsistas do ProUni e
dois do ProVIDA, sendo, em todos os casos, um do primeiro semestre e um do segundo. Dados preliminares
indicam o seguinte perfil geral dos estudantes: jovens, sexo feminino, oriundos de camadas de baixa renda,
que ultrapassaram a escolaridade dos pais e chegaram à universidade. A continuidade da pesquisa trará novos
elementos para a análise colocando em evidencia a relação com o saber acadêmico que esses estudantes
estabelecem
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