Banca de DEFESA: CATIANA SANTOS CORREIA SANTANA
08/09/2016 16:32
Este trabalho propõe investigar estratégias de leitura do gênero crônica sob a perspectiva do Interacionismo Sociodiscursivo de Bronckart (2012). Nesse estudo partimos dos estudos do ensino de língua, tendo como ponto de partida e chegada o gênero de texto, que Schneuwly e Dolz (2004) propiciaram a aplicação didática. A escolha dessa abordagem se justifica pelo fato de que partem do gênero como meio para aprendizagem, favorecendo o ensino de língua, pois leva em consideração a realização de sentido dos textos em contextos de produção determinados. Para tanto, objetivou construir mecanismos a partir do gênero textual crônica humorística como estratégia para mobilizar as capacidades de ação, discursiva e linguístico-discursiva. Elegeu-se para o desenvolvimento desta sequência o gênero crônica humorística por ser difícil de ser acessado espotanemente, por apresentar recursos complexos da língua e por ser bem aceito no universo escolar. A metodologia está respalda em uma pesquisa-ação, uma vez que se partiu de um problema empírico. Os dados apresentados assumem uma análise qualitativa, contendo aplicação de questões, produção textual, diário de pesquisa e análise do material didático produzido.
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