Banca de QUALIFICAÇÃO: ADONIS REIS DE MEDEIROS FILHO
05/09/2016 15:57
Com certa frequência as marcas são apontadas como aptas a serem utilizadas como um indicador, já que estão relacionadas à comercialização e podem trazer outra ótica sobre o processo inovativo: o aspecto comercial das inovações, o que dados de P&D e patentes não fornecem. As marcas não apresentam as desvantagens associadas aos indicadores de inovação tradicionais (patentes e P&D) e podem ser úteis para medir inovações nos últimos estágios de desenvolvimento, assim como capturar a atividade inovadora, especialmente relacionada à inovação tecnológica nas pequenas empresas e inovações de serviços. Os estudos apontam as marcas como um indicador de inovação em produtos, serviços ou marketing, ou mesmo mudança industrial. Entretanto, se representam todas essas características, podem traduzir atividade de mercado, servindo como meio de identificação da tendência da atividade econômica. Assim, o presente projeto de tese lança o seguinte problema de pesquisa: “Teriam as marcas capacidade de influenciar ou identificar variações na economia, podendo ser consideradas como indicador econômico?”. Com o objetivo de desenvolver e propor um modelo teórico para usar marcas como um indicador econômico, serão feitas analises da evolução dos pedidos de registro de marcas e do Produto Interno Bruto (PIB) dos países de maiores economias do mundo, verificando possível relação entre ambos e a aptidão de um exercer influência sobre o outro. Tais informações são relevantes para formuladores de políticas, que costumam usar principalmente as despesas de P&D e dados de patentes. Com a inserção das marcas neste cenário, pode-se fazer mais justiça às diferenças entre indústrias e a crescente do mercado de serviços na sociedade, bem como desempenhar um papel na avaliação de políticas, caso mais marcas forem registradas como consequência de uma nova política, isso pode mostrar a seus benefícios.
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