Banca de QUALIFICAÇÃO: KÁTIA MARIA LIMEIRA SANTOS
01/09/2016 10:45
A presente pesquisa, descritiva qualitativa tem por objetivo investigar a prática docente ao ensinar matemática a partir do uso das TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação). A incursão bibliográfica reportará a autores como: Belloni (2005, 2009), Castells (2006), Fiorentini (2003), Kenski (2004, 2006, 2013), Levy (2007), Litwin (2001), Souza (2010) dentre outros que abordam o respectivo tema. A metodologia utilizada foi com delineamento de estudo de caso de dois professores licenciados em matemática que na sua prática docente se utiliza das TIC como instrumento pedagógico ao ensinar matemática em uma escola pública no estado de Sergipe. Foi utilizado as técnicas de observação e entrevista semi-estruturada para coletar os dados referentes às práticas docentes com a utilização das TIC, especificamente com o uso do software Geogebra no ensino de funções e números decimais. À principio, a análise indicou que os professores concebem que o trabalho da teoria deve anteceder o momento da prática e que ao utilizarem as TIC contribui com o processo de ensino de matemática. Nesta perspectiva, evidencia-se a concepção de que as TIC são um recurso extra e seu uso possibilita um prolongamento de suas propostas didáticas. Sendo assim foi possível perceber que a presença das TIC no ambiente educacional viabiliza melhor aprendizagem desenvolvendo a criatividade do aluno ao aprender matemática.
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19110-7eaa891a10