Banca de QUALIFICAÇÃO: KAIQUE BRUNO SANTANA BOTELHO
30/08/2016 22:12
Com a finalidade de atender as necessidades dos homes e mulheres do campo, no final da década de 90, os movimentos sociais, através de muitas mobilizações que antecedem esse período, deram início a um modelo de educação denominado de Educação do Campo, modelo educativo que estivesse presente no contexto rural atendendo as especificidades de cada comunidade campesina. A Educação Matemática surge com a finalidade de romper com os métodos tradicionais de ensino de matemática nos mais diversos espaços de ensino. O presente trabalho visa estabelecer as relações entre o ensino de matemática no contexto da Educação Matemática, a partir da Etnomatemática baseada nas contribuições de D’Ambrósio (1990), a Educação Matemática Crítica de Skovsmose (2001), e a Educação do Campo baseado nas contribuições de Arroyo, Caldart e Molina (2004). Este trabalho está fundamentado com base nos pressupostos da pesquisa bibliográfica com a finalidade de responder a seguinte questão norteadora: Quais as relações podem ser estabelecidas entre o ensino de matemática na perspectiva da etnomatemática e da Educação Matemática Crítica com os princípios da Educação do Campo na perspectiva de ensino da Educação Matemática? Para que tal questão seja respondida este trabalho estabelece no primeiro momento um breve histórico acerca da Educação Matemática e da Educação do Campo, em seguida estabelece relações entre a Etnomatemática e a Educação do Campo e, por fim, a Educação Matemática Crítica e a Educação do Campo. Em síntese percebemos, através das discussões iniciais aqui apresentadas que é possível estabelecer relações entre a Educação do Campo e a Educação Matemática. É importante enfatizar que as discussões acerca dessa problemática não são exauridas com base na realização deste trabalho, pelo contrário, ainda há muito a ser pesquisado sobre esta temática.
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19032-7126ccb4cf