Banca de DEFESA: ROSANA DOS SANTOS COSTA
29/08/2016 11:47
Trabalho qualitativo, cujo objetivo é avaliar uma proposta baseada em metodologias ativas de ensino-aprendizagem no Programa de Residência Multiprofissional. Os sujeitos da pesquisa foram residentes do Programa de Residência Multiprofissional de Saúde do Adulto e do Idoso da Universidade Federal de Sergipe. Os dados foram coletados por meio da técnica de grupo focal antes e depois da intervenção (realização da proposta de ensino com metodologias ativas) em sessões grupais que foram gravadas em áudio e posteriormente transcritas. A análise dos dados foi realizada a partir da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo, que busca a construção de um pensamento coletivo com base em contribuições individuais dos participantes das sessões sobre determinado tema. Surgiram três temas do material analisado: O Ensino Interprofissional na Residência, Prática profissional e ensino, Aplicabilidade das metodologias ativas no contexto da Residência. Os residentes evidenciaram insatisfação com o método tradicional de ensino, no entanto apresentam certa “estranheza” com métodos alternativos como a metodologia ativa. Essa pesquisa possibilitou a compreensão e perspectivas que os sujeitos envolvidos tem quanto à sua formação profissional no contexto da interprofissionalidade e, corroborando com outros trabalhos, como as metodologias ativas podem potencializar o processo formativo desses profissionais.
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