UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 29 de Março de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: KAMILLA VENTURA DA SILVA
29/08/2016 22:04

DISCENTE: KAMILLA VENTURA DA SILVA
DATA: 14/09/2016
LOCAL: NPGECIMA
TÍTULO: O ENSINO DE ASTRONOMIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE FÍSICA
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Astronomia; processos de ensino e aprendizagem; formação de professores
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino

Este trabalho é fruto de uma pesquisa cujo tema principal é o ensino de Astronomia na formação do professor de Física para a escola básica. A questão principal motivadora deste estudo é: Como mostrar a relevância do Ensino de Astronomia na formação de professores (ensino superior) e no ensino médio, considerando a abordagem problematizadora dos conteúdos dessa ciência e a interligação dela ao cotidiano dos sujeitos envolvidos? Para saber sobre isso, analisamos sobre o desafio de abordar conteúdos de Astronomia em atividades com alunos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) de Física da Universidade Federal do Tocantins, Campus Araguaína. A apresentação do estudo está divida em quatro partes. Na primeira, abordamos sobre formação de professores, Ensino de Física e Astronomia. A segunda apresenta alternativas para o ensino de Astronomia na escola básica. Na terceira é descrita a realização de uma oficina de Astronomia para os estudantes envolvidos neste estudo. Por fim, são descritos os processos metodológicos utilizados para coleta e a análise dos dados obtidos. Como resultado preliminar da investigação, podemos afirmar que existe uma carência do ensino de Astronomia na formação inicial de professores de Física, pois fazendo um levantamento das Universidades públicas e particulares e Institutos da região Norte do país para identificar as que oferecem alguma disciplina sobre Astronomia, observamos que dos 29 campi universitários que oferecem o curso de licenciatura em Física nessa região, apenas 5 ofertam alguma disciplina sobre Astronomia na grade curricular.

Presidente - 1296993 - DIVANIZIA DO NASCIMENTO SOUZA
Interno - 574.597.205-00 - LAERTE SILVA DA FONSECA