Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA CÁCIA SANTOS
29/08/2016 21:54
Este trabalho pretende discutir sobre a inserção da Física Moderna e Contemporânea no Ensino médio através de uma abordagem histórica da Física, com base em pesquisas e reflexões sobre essa temática. A finalidade principal é verificar se é possível ensinar sobre essa nova Física na primeira série do Ensino Médio a partir da vida e obra de Albert Einstein. A pesquisa foi desenvolvida em dois Colégios estaduais do Estado de Sergipe, o Colégio Estadual Ministro Marco Maciel, que está localizado na capital sergipana, e o Colégio Estadual Cicero Bezerra, no sertão sergipano. Os sujeitos da pesquisa são alunos da primeira série do Ensino Médio dos referidos colégios. A metodologia está fundamentada na pesquisa-ação, considerando as ideias de Barbier (2007) e Franco (2005). Para análise dos dados nos debruçamos sobre a Teoria do Pensamento Crítico a partir dos estudos de Ennis (1985), Buiegon e Tarouco (2015) e Tenreiro-Vieira e Vieira (2006). Na sequência desenvolvida com os alunos, esses foram motivados para refletir e argumentar sobre as representações que eles tinham sobre Albert Einstein e as que eles desenvolveram sobre esse cientista. Os resultados mostraram que os alunos estão em processo de construção do pensamento crítico.
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