UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 29 de Março de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA CÁCIA SANTOS
29/08/2016 21:54

DISCENTE: ANA CÁCIA SANTOS
DATA: 13/09/2016
LOCAL: NPGECIMA
TÍTULO: SEQUÊNCIA DE ABORDAGEM HISTÓRICA DA FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA NO ENSINO MÉDIO
PALAVRAS-CHAVES: Física Moderna e Contemporânea; História da Física, Ensino de Física.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino

Este trabalho pretende discutir sobre a inserção da Física Moderna e Contemporânea no Ensino médio através de uma abordagem histórica da Física, com base em pesquisas e reflexões sobre essa temática. A finalidade principal é verificar se é possível ensinar sobre essa nova Física na primeira série do Ensino Médio a partir da vida e obra de Albert Einstein. A pesquisa foi desenvolvida em dois Colégios estaduais do Estado de Sergipe, o Colégio Estadual Ministro Marco Maciel, que está localizado na capital sergipana, e o Colégio Estadual Cicero Bezerra, no sertão sergipano. Os sujeitos da pesquisa são alunos da primeira série do Ensino Médio dos referidos colégios. A metodologia está fundamentada na pesquisa-ação, considerando as ideias de Barbier (2007) e Franco (2005). Para análise dos dados nos debruçamos sobre a Teoria do Pensamento Crítico a partir dos estudos de Ennis (1985), Buiegon e Tarouco (2015) e Tenreiro-Vieira e Vieira (2006). Na sequência desenvolvida com os alunos, esses foram motivados para refletir e argumentar sobre as representações que eles tinham sobre Albert Einstein e as que eles desenvolveram sobre esse cientista. Os resultados mostraram que os alunos estão em processo de construção do pensamento crítico.

Presidente - 1296993 - DIVANIZIA DO NASCIMENTO SOUZA
Externo à Instituição - MARCOS ANTONIO PASSOS CHAGAS
Externo à Instituição - NEIDE MARIA MICHELLAN KIOURANIS

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19032-7126ccb4cf