Banca de QUALIFICAÇÃO: VANESSA GRACIELA SOUZA CAMPOS
28/08/2016 11:07
O presente estudo objetiva desvelar quais estratégias metacognitivas são construídas pelos estudantes da EJA ao resolver problemas matemáticos e de que maneira o diálogo entre essas estratégias interfere no desempenho escolar desses educandos. Para tanto, está sendo realizada uma pesquisa de intervenção pedagógica, cuja a turma está recebendo letramento matemático, entendido como o preparo para habilitar as pessoas a utilizar a matemática com eficiência. A abordagem metodológica deste estudo consiste no tipo pesquisa-ação organizada nas seguintes etapas: observação, entrevistas, aplicação de questionários, aplicação de sequências didáticas, elaboração de portfólios e de diário de campo para coleta e análise dos dados obtidos. A incursão bibliográfica reportará a autores como Flavell, Miller e Miller (1999); Ludovico et al (2001); Portilho (2011); Locatelli (2014); Souza (2015); Charlot (2005); Freire (1996); Dante (2010) para subsidiarem as interpretações dos fenômenos didáticos ocorridos em sala de aula, sob a ótica de quatro categorias: Matemática na EJA, Resolução de Problemas Matemáticos, Metacognição e Relação com o Saber. A análise parcial dos dados já nos permite dessumir incidências mútuas entre o conceito de Metacognição e a teoria da Relação com o saber, uma vez que ambos se preocupam com o olhar do sujeito sobre si próprio, sobre os demais sujeitos e sobre o saber, bem como ambas podem despertar nos alunos o sentido em querer aprender, melhorando a sua relação com o mundo, com o outro e consigo mesmo.
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