Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSE AUGUSTO BATISTA DOS SANTOS
26/08/2016 10:42
Este trabalho pretende investigar o modo como os Estados Unidos da América emergem como nação-modelo no discurso oficial do Império do Brasil relativo à instrução pública, de 1832, ano a partir do qual tivemos acesso aos relatórios ministeriais, que nos servirão como fonte principal, até 1888, data em que é apresentado à Assembleia Geral Legislativa do Império o último relatório ministerial referente ao período imperial, a um ano da proclamação da república, que acarretaria a adoção do sistema federativo norte-americano, a partir do qual o país passaria a se chamar Estados Unidos do Brasil. Usaremos como fonte, ainda, os debates parlamentares, a legislação do período e os relatórios de presidentes de província. Para tanto, basear-nos-emos na historiografia educacional referente ao período e nos pressupostos da história cultural, sobretudo o debate teórico sobre nação e identidade nacional (Hobsbawm, 1991; Geary, 2008; Anderson, 2008) e identidade cultural (Said, 1991; Bhabha, 2008; Hall, 2006), no intuito compreender o processo de circulação, recepção e apropriação da cultura anglo-americana no Brasil.
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