Banca de QUALIFICAÇÃO: ALAN MARCOS SILVA DE REZENDE
27/08/2016 11:16
Neste texto é apresentado o resultado parcial de uma pesquisa cujo objetivo foi identificar apropriações de teorias de Edward Lee Thorndike para o ensino dos saberes elementares matemáticos no Brasil entre as décadas de 1920 e 1960. Para tanto, foram utilizados como fontes trabalhos produzidos no âmbito do GHEMAT e revistas pedagógicas que circularam à época, com um referencial teórico embasado, principalmente, por Chartier (1990), Thorndike (1905, 1917, 1921, 1922), Santos (2006, 2016) e Valente (2013, 2015). Pelo o exame das fontes, até o momento, constataram-se dois tipos de apropriações de teorias desse psicólogo. Uma a partir das pesquisas vinculadas ao GHEMAT: os autores utilizam Santos (2006) e a obra traduzida A Nova Metodologia da Aritmética, de Thorndike, como aporte teórico para falar de resolução de problemas e testes. Outra nas revistas pedagógicas: nelas há indícios do uso dos princípios das propostas de Thorndike, como, por exemplo, citações e usos de obras como The Pyschology of Arithmetic, The Thorndike Arithmetics e A Nova Metodologia da Aritmética, tais princípios foram utilizados como recomendações para professores do ensino primário à época.
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