Banca de QUALIFICAÇÃO: CRISLAINE DE OLIVEIRA
24/08/2016 23:18
As concepções de professores de Ciências e Biologia da rede pública estadual e municipal de ensino do Estado de Sergipe sobre as dificuldades e possibilidades de um ensino contextualizado em Zoologia estão sendo investigadas, considerando que tanto professores quanto alunos reclamam de uma Zoologia memorística desvinculada de suas realidades. A pesquisa encontra-se em andamento e foi estruturada em duas etapas que procuram averiguar como o professor se relaciona com os conteúdos do livro didático, quais os recursos utilizados em suas aulas, quais suas metodologias de ensino e quais suas dificuldades com o ensino de zoologia. A primeira etapa consiste na aplicação de questionários, com questões fechadas e abertas, com o proposito de levantar dados pessoais e profissionais relacionados ao início da docência desses professores. A segunda parte, refere-se à aplicação de entrevistas semiestruturadas que serão realizadas após a análise dos questionários com um mínimo de 10 professores para aprofundar as questões sobre o ensino de Zoologia. Os sujeitos da pesquisa até o momento foram 32 professores de Ciências e Biologia de 27 escolas da rede publica. A maioria dos Licenciados fez especialização nas áreas de ensino ou em áreas especificas da Biologia e apenas 6% fizeram mestrado. Mais de 50% dos professores são oriundos da Universidade Federal de Sergipe (61%). Grande parte dos professores afirma ter enfrentado dificuldades no início de sua docência, e que essas dificuldades ainda não foram totalmente superadas. Afirmam que suas formações de nível superior os preparou para o exercício da docência e que as aulas práticas foram os maiores agentes motivadores nessa formação indicando este tipo de aula como a melhor metodologia para o ensino de Zoologia. No entanto estas não fazem parte de suas práticas, segundo eles por problemáticas estruturais das instituições em que lecionam.
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