Banca de QUALIFICAÇÃO: EANES DOS SANTOS CORREIA
23/08/2016 12:59
A presente pesquisa tem o objetivo de entender as percepções que os alunos têm do corpo humano a partir das aulas de ciências do 8º ano do ensino fundamental, pautada na Relação com o Saber de Bernard Charlot como abordagem metodológica utilizada para a realização da pesquisa. Buscou-se na categorização e análise dos dados obtidos, enfatizar as percepções dos alunos entrevistados em balanços do saber e grupos focais. Tendo como questão central “Qual o sentido de aprender sobre o corpo humano nas aulas de ciências do oitavo ano?”. Procura destacar o significado, o que faz sentido para o aluno, o que torna interessante para que o aluno possa mobilizar-se intelectualmente para aprender sobre o corpo humano. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativa com base teórica na Relação com o Saber de Bernard Charlot do tipo descritiva, tendo como instrumentos de coleta de dados balanço do saber e grupo focal com a Análise de Conteúdo de Bardin (2011). A pesquisa visa discutir os resultados obtidos de forma abrangente, a partir de uma revisão bibliográfica e de referenciais teóricos que possam auxiliar na compreensão das representações e percepções acerca do corpo e do corpo humano, pelos alunos, presentes nos mais diversos discursos suscitados ao longo do processo de coleta de dados. Onde foi possível notar nos discursos dos alunos adolescentes, nos dois instrumentos de coleta de dados, algumas representações culturais, cartesianas, religiosa/metafísica e em menor escala, científicas acerca do corpo humano e dos seus corpos a partir das aulas de ciências.
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19130-f2d2efc73e