UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Março de 2024

Banca de DEFESA: PAULO VICTOR SILVA MENEZES
23/08/2016 12:02

DISCENTE: PAULO VICTOR SILVA MENEZES
DATA: 31/08/2016
LOCAL: BLOCO D, SALA 101
TÍTULO: Métodos de Contagem: Uma Abordagem Investigativa
PALAVRAS-CHAVES: Métodos de Contagem; Investigação Matemática; Atividades.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática
SUBÁREA: Matemática Aplicada
ESPECIALIDADE: Matemática Discreta e Combinatória

Na segunda série do ensino médio a abordagem dos métodos de contagem geralmente é feita dando ênfase as fórmulas de arranjos e combinação. Nesse trabalho apresentamos como alternativa o estudo da análise combinatória utilizando as investigações matemáticas. Serão apresentadas três atividades desenvolvidas com alunos da segunda série do ensino médio de uma escola estadual do interior de Sergipe no ano letivo de 2015. As atividades foram feitas em grupos e o livro didático não foi utilizado. Na análise das atividades percebemos a importância desse tipo de aula que exige uma postura ativa dos discentes, pois, as fórmulas não são apresentadas como prontas e acabadas e o professor deixa de ser a figura central e passa a ser um orientador. Analisamos também a viabilidade desse tipo de aula que possui uma exigência maior por parte do planejamento do professor.

Presidente - 2544040 - WAGNER FERREIRA SANTOS
Interno - 1694912 - MATEUS ALEGRI
Externo ao Programa - 1646555 - TERESA CRISTINA ETCHEVERRIA

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19032-7126ccb4cf