UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 20 de Abril de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: IVAN KELLEROS BALBINO
22/08/2016 08:01

DISCENTE: IVAN KELLEROS BALBINO
DATA: 02/09/2016
LOCAL: Sala de reuniões do DCOS
TÍTULO: “A utilização do site de redes sociais de internet Facebook em campanhas eleitorais. Um estudo de caso a partir da campanha eleitoral para governador de Sergipe em 2014”
PALAVRAS-CHAVES: Cibercultura; Internet, Facebook; Eleições.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação

Com 99 milhões de usuários no Brasil conforme dados divulgados pelo próprio Facebook (2016), as redes sociais têm crescido em tamanho e importância na mobilização de temáticas diversas, incluindo a política e eleitoral. A partir de 2008, com a campanha presidencial de Barack Obama nos EUA, as redes sociais na internet ganham espaço no cenário político e passam a ser incorporadas oficialmente nas eleições brasileiras de 2010, quando a legislação eleitoral permitiu a livre utilização dos sites de redes sociais de internet para fins de campanha. Desde então, tal utilização, com destaque para o Facebook, tem ganhado a atenção dos gestores de campanha político-partidária. Este estudo de caso investiga a utilização do Facebook na campanha eleitoral para governador de Sergipe em 2014 do candidato eleito em primeiro turno Jackson Barreto e tem como locus de pesquisa a linha do tempo da Fan Page do candidato escolhido, com foco para as questões que envolvem a comunicação mediada por computador. Importa refletir sobre qual o uso que o Facebook permite e como ele foi usado pelo candidato estudado. O delineamento metodológico conta com a análise de conteúdo como procedimento complementar ao Estudo de caso, realizado através das postagens do candidato escolhido no período eleitoral de 2014, e avaliando, entre outros elementos, os tipos de interação e tipos de postagens. Parte-se da hipótese de que o Facebook oferece uma plataforma dinâmica para uma variedade de interações e ações de campanha do candidato, alcançando, diuturnamente, um número muito grande de eleitores. Portanto, as possibilidades de usos vão além de reproduzir no espaço virtual as ações de campanha tradicional.

Externo ao Programa - 1575568 - JOSE MARIO ALELUIA OLIVEIRA
Interno - 2184482 - LILIAN CRISTINA MONTEIRO FRANCA
Presidente - 1820978 - RAQUEL MARQUES CARRICO FERREIRA

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19110-7eaa891a10